Como Acelerar o Metabolismo

A importância de acelerar o metabolismo vai muito além de perder peso. O metabolismo interfere em uma série de processos no organismo, como o bom funcionamento do sistema digestivo, a boa qualidade do sono, a atenção e concentração, além da capacidade do sistema imunológico entre muitos outros fatores.

Por isso e muito mais importante ter um bom e ágil funcionamento do metabolismo.

Mas como fazer para acelerar o metabolismo que está bem lento? Existe uma serie de atitudes que podem acelerar o metabolismo e nós explicaremos quais as mais úteis.

9 Dicas para Acelerar o Metabolismo

Comer diversas vezes ao dia 

Quando se passa muito tempo sem comer seu organismo entra em estado de catabolismo, que é quando começa a gastar as reservas de energia e busca reduzir a atividade para que você não passe mal. Para que isso não aconteça coma várias vezes por dia em pequenas porções. Isso fará com que seu corpo e metabolismo funcionem corretamente, além de seu organismo gastar mais calorias por fazer mais digestões.

Beber muita água

Água é o ingrediente preponderante para o bom funcionamento do metabolismo, pois está presente nos mais diversos processos químicos que ocorrem no organismo. Então beber muita água ajuda a acelerar o metabolismo.

Praticar exercícios aeróbicos

É até óbvio que exercícios aumentam o metabolismo, porém o que talvez você não saiba é que depois do exercício aeróbico seu organismo continua com o metabolismo acelerado ainda por cerca de doze horas após a atividade.

Fazer treinos de força

O exercício em si já acelera o metabolismo, e como os treinos de força aumentam os músculos o benefício é duplo, porque músculos maiores consomem mais energia e aumentam a velocidade do metabolismo.

Não consumir muito carboidrato com alto teor glicêmico

Quando consumimos muito carboidrato com alto teor glicêmico ocorre grande liberação de glicemia, aumentando bastante a fome e reduzindo o metabolismo. Evite então arroz e açúcar branco entre outros alimentos ricos em carboidratos.

Ingestão de proteínas

É importante consumir uma boa quantidade de proteínas porque elas são utilizadas pelo organismo para construir músculos e elas também aumentam o tempo de digestão dos carboidratos, evitando picos de glicemia e causando maior gasto de energia.

Consumir certa quantidade de gordura boa

Óleo de coco, abacate, nozes, castanhas e azeite de oliva entre outros são fontes de HDL, que é a gordura boa. Consumir uma pequena quantidade dessa gordura pode ser muito bom para o metabolismo, ajudando a acelerar a sua atuação.

Dormir bem

Um bom regime de sono é fundamental para a saúde. O metabolismo também fica mais lento quando se dorme mal. É, portanto, essencial dormir bem para acelerar o metabolismo.

Café da manhã

É indispensável tomar um bom café da manhã, pois se você não se alimentar pela manhã, seu organismo e consequentemente seu metabolismo ficam mais lentos.

Compartilhar ;)

Como Acelerar o Metabolismo