Com o tempo os dentes começam a ficar manchados e com um aspeto amarelado, são poucas as pessoas que conseguem manter os dentes brancos ao logo da vida sem recorrer a tratamentos de branqueamento.
Uns dentes cuidados e bonitos estão associados à estética, beleza e auto-estima. Mas uma boca bonita e cuidada contribui principalmente para a sua saúde.
O clareamento dental é um dos tratamentos odontológicos mais procurados actualmente, é uma forma de tornar os dentes mais brancos e combater as manchas e os dentes amarelos, é tratamento um pouco caro e que precisa ser repetido periodicamente. O clareamento pode ser feito em adolescentes a partir dos 15 anos até idosos.
O cigarro causa o amarelamento dos dentes e das mãos.
Algumas bebidas como o café, o chá e os refrigerantes são alguns exemplos de bebidas que mancham os dentes.
Algumas doenças e alguns medicamentos podem levar ao enfraquecimento dos dentes e podem deixar os dentes manchados e amarelos.
Maus hábitos de higiene dentários, lave lavar os dentes sempre após qualquer refeição e antes de se deitar, deve ainda passar fio dental sempre antes de escovar os dentes. Deve ainda bocejar a boca com elixir próprio para os dentes.
Outro motivo para ter dentes amarelos são os factores genéticos.
Em casa
Feito com um molde de silicone, que serve para colocar o gel que deve ser aplicado diariamente com supervisão do dentista.
A laser
Feito no consultório com ajuda de um gel e de uma máquina.
Deve haver uma pausa de 2 anos entre clareamentos para evitar problemas.
Deve evitar usar produtos que prometem milagres, aconselhe-se sempre com o seu dentista.
Um mau uso de produtos pode causar danos irreversíveis aos seus dentes
Existem imensos tratamentos e opções para clarear os dentes, nem todos os podem pagar, no entanto, existem alguns truques que ajudam a clarear os dentes em casa.
Pasta de dentes branqueadora
2 colheres de Bicarbonato de sódio
¼ de colher de Gengibre
Modo de preparo:
Junte o bicarbonato e o gengibre num recipiente de vidro fechado, pode juntar algumas gotas de essência de menta, misture muito bem e mantenha guardado num local escuro e fresco.
Na hora de lavar os dentes, molhe a escova, deite a pasta branqueadora e passe a escova pela mistura anteriormente preparada. Lave os dentes normalmente.
Por ser bastante forte não deve lavar os dentes com esta mistura mais de 2 vezes por semana, os resultados começam a surgir 2 semanas depois da aplicação.