Como evitar as assaduras do bebé

Ser mãe é um momento especial, a partir do momento que temos o bebé nos nossos braços, nasce um amor incondicional, um amor difícil de explicar, o bem-estar dos nossos bebés está à frente de tudo e nenhuma mãe gosta de ver o bebé a sofrer, infelizmente, as assaduras dos bebés são bastante comuns.

As mães sabem que as assaduras de bebé provocam irritação e mal-estar no bebé. As assaduras ocorrem por existir uma reação inflamatória da pele, podem ocorrer em várias partes do corpo mas são mais comuns na zona da fralda, devido a ser um local húmido e onde a pele não respira.

Como evitar as assaduras do bebé

Dicas para evitar as assaduras

Não existe nenhuma fórmula milagrosa, muitas vezes ocorrem de forma espontânea, mas existem alguns cuidados que pode ter para as evitar.

O primeiro passo é tentar descobrir a causa da assadura, pode ser devido à zona estar húmida mas também pode ser uma alergia à marca da fralda ou então uma infecção ou fungo, se o problema persistir deve consultar um médico.

Nos primeiros meses o bebé faz muitas vezes chichi e cocó, nesta fase é importante manter a zona do rabinho sempre seca, o ideal é trocar a fralda com frequência, cerca de 7 a 8 vezes por dia.

Evite usar toalhitas húmidas, prefira limpar a zona com panos de algodão com um pouco de água, as toalhitas contém perfumes que podem irritar ainda mais a pele do bebé.

As mães que amamentam devem ter o cuidado de evitar alimentos muito ácidos e condimentados que podem aumentar a acidez da urina do bebé. Apesar de não existirem provas que estes alimentos na alimentação das mães favorece o aparecimento de assaduras, algumas mães relatam que o problema melhorou com algumas alterações na alimentação.

Na mudança de fralda não precisa de aplicar creme ou pomada, a água é suficiente para manter a zona limpa, em caso de assadura, opte por aplicar uma pomada à base de óxido de zinco que formam uma barreira contra os agentes causadores de irritação.

Se for possível deixe o bebé algum tempo sem fralda, para que esta zona respire.

 

Compartilhar Artigo ;)

Como evitar as assaduras do bebé