Receita de Tronco de Natal

O Natal é tempo de alegria e de convívio com a família, as pessoas andam mais sorridentes. Para além da família reunida, a troca de presentes, o natal é também época de mesa cheia de doces.

O tronco de natal é um dos doces mais tradicionais desta época. O tronco de Natal é um doce quase obrigatório na mesa de Natal.

Pode personalizar o seu tronco de natal colocando as sabores que mais gosta.

História do Tronco de Natal

O  Tronco de Natal também conhecido por Lenha de Natal foi criado em Paris, no final do século XIX, nos fornos do historiador e confeiteiro Pierre Lacan.

O nome do bolo deve-se ao fato de parecer-se com um pedaço de lenha prestes a ser queimada. A origem do doce de Natal está na tradição das famílias em reunir-se diante da chaminé, na véspera de Natal.

Neste dia  o filho mais jovem e o filho mais velho acendiam um tronco de madeira. Este depois era benzido pelo chefe da família com óleo, aguardente ou água benta.

As cinzas da madeira eram guardadas para proteger a família do diabo no ano seguinte.

A base do bolo é pão-de-ló, enrolada na forma de cilindro e recheada com chocolate e creme de manteiga. Existem muitas variações da receita original, podendo incluir massas de bolo de chocolate, ganache e espresso ou sabores diversos, glacês e recheios.

A cobertura é chocolate  com riscas feitas com a ajuda de um garfo para imitar os troncos. Depois é só usar a sua imaginação e decorar de forma criativa o seu tronco.

Receita de tronco de natal

Ingredientes:

5 ovos
2 gemas
150g de açúcar
125g de farinha
50g de manteiga
Rum ou vinho do Porto

Creme:

250g de manteiga
150g de açúcar
2 gemas
1 clara
1 colher de sopa de café solúvel
125g de chocolate

Modo de preparo:

Misture os ovos inteiros com as gemas e o açúcar e bata até obter um creme fofo e esbranquiçado.

Adicione a farinha peneirada e a manteiga derretida (arrefecida) alternadamente, sem bater.

Deite o preparado num tabuleiro untado com margarina e forrado com papel vegetal. Leve a cozer em forno médio (180ºC).

Creme:

Misture a manteiga com o açúcar e adicione as gemas e a clara, batendo muito bem. Junte o café dissolvido num pouco de água e bata energicamente creme ficar novamente homogéneo. Junte o chocolate derretido em banho-maria.

Desenforme o bolo sobre um pano polvilhado com açúcar, corte as pontas da massa.

Barre com um pouco do creme de chocolate. Volte a enrolar com a ajuda de um guardanapo.

Corte as pontas do rolo em diagonal e, com um pouco de creme, ligue estas pontas ao rolo, de modo a imitar os nós da madeira, depois cubra todo o bolo com o restante creme.

Ideias para Decorar Tronco de Natal

Imagens do Pinterest.