Os nossos cabelos são o nosso primeiro “cartão-de-visita”, a imagem que transmitimos às pessoas que olham para nós é afectada em larga medida pelo nosso aspecto, e se não nos sentirmos bem connosco próprios e com o nosso cabelo, será sempre uma imagem que nos desfavorece.
Há mais preconceito social com a queda de cabelo das mulheres do que com a dos homens. Sendo assim, a auto-estima das
mulheres é muito mais afectada.
A queda de cabelo pode ter diferentes causas, entre elas problemas de saúde , ansiedade e stress. Confira algumas dicas e tratamentos para combater a queda de cabeça.
Existem várias causas para provocar queda de cabelo nas mulheres.
Pode ser apenas por motivos genéticos, mas também pode ter a ver com utilização de determinados produtos químicos ou a natural diminuição de cabelo na idade da menopausa.
A queda de cabelo pode ocorrer de várias maneiras, sendo as mais comuns, a queda progressiva que vai deixando os cabelos ralos (distúrbio de eflúvio telógeno) e a pelada localizada (alopécia areata).
Sempre que notar que os seus cabelos estão a cair de um modo anormal deve consultar um dermatologista, pois é a pessoa mais indicada para tratar de problemas relacionados com a queda de cabelo.
É fundamental fazer um bom diagnóstico e perceber qual o tratamento mais adequado e se o mesmo está a surtir efeitos.
Os tratamentos podem incluir a reposição de ferro no caso da anemia, o uso de medicamentos para combater infecções por fungos ou estimular o crescimento dos cabelos, fazer uma alimentação equilibrada, entre outras, dependendo do caso.
Em casos de queda mais acentuada há sempre a possibilidade de fazer um transplante de cabelos.
As mulheres afectadas pela queda de cabelo, como no caso da calvície hereditária ou devido a algum acidente na zona do couro cabeludo, podem optar por esse tipo de tratamento que deve ser executado por médicos especialistas.
Além do dermatologista, a mulher deve aconselhar-se também com médicos de outras especialidades, endocrinologistas e ginecologistas, pois há várias doenças que podem provocar a queda de cabelo, tais como: alterações no funcionamento da tiróide, tumores nos ovários, entre outras.