Como acabar com as insónias- Recupere energias com uma boa noite de sono
O sono é muito importante, é a forma do corpo recuperar energias, uma noite mal dormida influencia muito a forma como nos corre o dia, uma noite mal dormida provoca falta de energia, mau humor, fadiga, depressão, problemas de concentração e lesões.
A maioria das pessoas já teve noites de insónia, quando estas insónias ocorrem com muita frequência podem ser considerados um problema de saúde.
As insónias podem ter várias causas e origens, como o stress, má alimentação, problemas familiares e financeiros ou podem ter origem em problemas de saúde, o primeiro passo para acabar com as insónias é encontrar a sua origem.
Dicas para acabar com as insónias
O mais importante é criar uma rotina de sono, tente deitar-se e levantar-se todos os dias à mesma hora, a rotina ajuda a ter as horas de descanso necessárias.
Para dormir descansado prepare o seu dia, assim evita o stress.
Tome um banho quente relaxante antes de dormir para relaxar.
Não faça sestas ao longo do dia, mesmo que não tenha dormido bem à noite.
Não deve fumar antes de se deitar, pelo menos cerca de duas horas antes de ir para a cama.
Deve ainda evitar a ingestão de bebidas estimulantes ricas em cafeína como o café, as colas ou chá preto.
Faça um jantar leve, sem alimentos difíceis de digerir como o feijão, o grão e até a carne de porco e vermelha, a má digestão ou o estômago cheio podem provocar as insónias.
Deite-se apenas quando tiver sono, a ansiedade de querer dormir pode levar a problemas para adormecer. Se não tiver sono, não insista, levante-se e só volte a deitar-se quando sentir sono, levante-se e leia um livro ou ouça uma música suave e relaxante.
Mantenha o quarto escuro e com uma temperatura amena.
Desligue a televisão.
Chá que ajuda a dormir
Evite tomar medicamentos para dormir, opte por beber um chá antes de dormir. O chá de camomila contém um aminoácido que relaxa o sistema nervoso e actua como tranquilizante natural.
Se a insónia persistir por muito tempo ou o impedir de levar a sua vida normalmente deve consultar um médico.