Cãibras nas Pernas na Gravidez

Estar grávida é um momento especial na vida de toda mulher, pois, esperar um filho é sempre sinônimo de alegria, porém, durante a gestação as mulheres precisam enfrentar muitos problemas, um dos mais preocupantes são as cãibras nas pernas.

As cãibras nas pernas na gravidez é um problema comum de todas as gestantes que sofrem com esse problema normalmente na metade da gravidez, as cãibras atacam principalmente a panturrilha e o dedão do pé, e acontece por causa do peso extra que a gestante precisa carregar.

Outras causas das cãibras na gravidez estão relacionadas à alteração na circulação sanguínea e também a falta de determinados sais no organismo como cálcio, o magnésio ou o potássio.

Como aliviar as cãibras nas pernas das grávidas ?

Alongamento: Logo que a cãibra ocorre é recomendado alongar os músculos no sentido que acontece a cãibra, pode esticar bem a perna e flexionar os pés, assim, como fazem os jogadores de futebol, mexa devagar os tornozelos e os dedos, vai doer no começo, mas depois melhora.

Massagem – Depois do alongamento faça uma massagem na perna da cãibra e em seguida coloque uma compressa de água morna ou uma bolsa de água quente.

Caminhe – Caso a cãibra não passe tente ficar de pé, apoiando devagar o calcanhar no chão, se conseguir é recomendado tentar caminhar, isso dar um pouco de alivio e ainda vai ajudar na circulação do sangue.

Cãibras à noite – Para ter uma boa noite de sono e evitar aquelas cãibras terríveis que surgem no meio da noite e atrapalham o sono é indicado fazer um pouco de alongamento, tomar um banho quente antes de dormir e usar meias durante a noite.

Alimentação – Além de beber muita água, para as grávidas evitar as cãibras nas pernas é preciso investir em uma dieta rica em cálcio, potássio, vitamina C e magnésio, alguns alimentos que não podem faltar são: banana, abacate, suco de laranja, brócolis, leite, avelã, semente de abóbora, castanha-do-pará e amêndoas.

Muitas grávidas tomam suplementos ricos nesses minerais para evitar as cãibras, porém, esses suplementos só podem ser ingeridos sobre recomendação médica.

Portanto siga essas dicas e tenha uma gravidez melhor evitando as cãibras nas pernas, mas caso as dores constantes não cederam, apresentar inchaço, sensibilidade na panturrilha e a área afetada pelas cãibras permanecer quente e vermelha o mais recomendado é procurar seu médico, que vai indicar o melhor tratamento para se livrar das cãibras e ter uma gestação feliz e sem muitos problemas. Então cuide-se para que seu bebê nasça saudável.

Compartilhar ;)

Cãibras nas Pernas na Gravidez