Alimentos Que Ajudam a Engravidar

Muitas mulheres têm dificuldades para engravidar e não sabem o porquê, porém, uma alimentação adequada é fundamental, pois, melhora a qualidade das células reprodutivas aumentando as chances de engravidar.

Livros já foram escritos aliando a fertilidade a uma dieta balanceada onde os carboidratos refinados, café e doces são substituídos por frutas, carnes e leguminosas, fazendo uma reeducação alimentar completa que melhora a fertilidade feminina.

A dieta da fertilidade também conhecida como dieta mediterrânea visa melhorar a capacidade reprodutiva da mulher, recomendando, além de hábitos alimentares saudáveis, evitar o cigarro e também drogas ilícitas equilibrando o funcionamento de todo o organismo e deixando a mulher mais saudável para conceber uma criança.

Alimentos proibidos na dieta da fertilidade

Segundo a dieta da fertilidade o café deve ser consumido com moderação, isso, porque a cafeína diminui a capacidade do organismo de absorver cálcio e ferro, nutrientes essenciais para a saúde da mulher, sem falar, que tomar muito café aumenta os radicais livres danificando os gometas e diminuindo as chances da mulher engravidar, sedo assim recomendado tomar no máximo 300 gramas de café por dia, isso equivale a cerca de três expressos pequenos.

Os carboidratos refinados como macarrão, pão e bolachas feitas de farinha de trigo, além da soja também merecem atenção quanto ao seu consumo.

A soja porque possui um hormônio vegetal chamado fitoesterol que pode interferir no estrógeno, que é o hormônio feminino responsável pela ovulação.

Agora os alimentos refinados não atrapalham, mas também não ajudam, isso porque eles passam por um processo onde é retirado deles o ferro, antioxidantes, vitaminas do complexo B e outros nutrientes necessários para a mulher engravidar.

Alimentação do parceiro

Como engravidar é uma tarefa para dois, então o parceiro também deve investir em uma dieta balanceada onde não pode faltar alimentos ricos em selênio e zinco, como a castanha-do-Pará, isso porque eles melhoram a função e qualidade do sêmen.

O homem que quer ter filhos também deve evitar o álcool porque ele é o grande vilão da fertilidade masculina, pois, interfere na secreção da testosterona.

Nutrientes e alimentos que ajudam a engravidar

Vitamina A – Ovos, laticínios com pouca gordura e verduras escuras.

Vitamina B – Cereais integrais, queijos, leite, verduras e ovos.

Ferro – Cereais, feijão e verduras escuras como agrião e rúcula.

Vitamina C – Frutas cítricas e verduras escuras

Vitamina D – Peixes como atum, salmão, sardinha e arenque.

Zinco – Frutos do mar como marisco, camarão e ostra.

Ácido Fólico – Espinafre, brócolis, verduras e frutas cítricas.

Vitamina B12 – Laticínios com baixo teor de gorduras, ovos e carnes magras como maminha, patinho e lagarto.

Vitamina E – Óleos vegetais e cereais.

Selênio – Castanhas, pistaches, avelãs, amêndoas e outras oleaginosas.