Tudo o que Precisa Saber Sobre Mirena

Mirena é um objeto intrauterino que libera hormônios, indicado para evitar gravidez, tratar perda de sangue em excesso durante o período menstrual ou em caso de endometriose quando acontece o crescimento anormal e exagerado do tecido que reveste o útero chamado endométrio.

Esse objeto em forma de “T” deve ser colocado no útero, onde ele vai liberar pouco a pouco um hormônio que se chama levonorgestrel para o organismo.

Como mirena é um objeto feito para ser colocado no útero, muitas mulheres têm dúvidas sobre seu uso.

7 Dúvidas Comuns sobre Mirena

Como colocar mirena? – Esse dispositivo deve ser colocado e retirado por um ginecologista, ele é inserido após um exame ginecológico. Em algumas ocasiões este procedimento pode provocar desconforto e dor, por isso, o médico pode aplicar anestesia local no colo do útero.

Mirena deve ser colocado no começo do período menstrual, principalmente, nos primeiros 7 dias. Durante as primeiras semanas de uso, esse dispositivo pode causar dor, mas com o tempo, ela vai passando, mas no caso de dores fortes, procure o ginecologista.

Como saber se mirena está bem colocado? – Somente o ginecologista pode saber se mirena está colocado corretamente, no entanto, em casa é possível ver se os fios do dispositivo estão no lugar certo. Para isso, precisa inserir um dedo na vagina e sentir os fios com a ponta do dedo. Se não encontrar os fios, é hora de ir ao médico.

Por quanto tempo pode ser usado? – Mirena pode ser utilizado por cinco anos consecutivos, e no final desse tempo, ele deve ser retirado pelo ginecologista. Se a mulher quiser ela pode colocar um novo dispositivo mirena.

Pode alterar a menstruação? – Mirena pode alterar o período menstrual porque é um método contraceptivo que afeta o ciclo. Durante o uso de mirena ocorrem pequenas quantidades de sangue, sangramentos rápidos ou abundantes, dependendo do organismo de cada mulher. Em algumas mulheres os sangramentos não ocorrem deixando de existir a menstruação. Quando o dispositivo é retirado, o ciclo volta ao normal.

Mirena prejudica as relações íntimas? – Normalmente, mirena não prejudica as relações sexuais, mas se ocorrer dor ou desconforto, a dica é interromper a intimidade e procurar um ginecologista para saber se o dispositivo está colocado na posição certa. Nas primeiras 24 horas da utilização da mirena, não é indicado as relações íntimas, para que o organismo possa se acostumar com o objeto estranho.

Mirena pode sair sozinho? Raramente mirena pode sair sozinho, em alguns casos ele é expulso do organismo durante o período menstrual.

Mirena engorda? – Como ocorrem com outros métodos contraceptivos, mirena pode aumentar o peso, pois é um dispositivo que funciona à base de hormônios.

Compartilhar ;)

Tudo o que Precisa Saber Sobre Mirena