Menstruação Escura é Normal? O Que Pode Ser?

As mulheres vivem se preocupando com a saúde e elas estão certas, pois qualquer coisa diferente que acontecer pode ser nada ou uma coisa muito séria.

Muitas mulheres se preocupam quando a sua menstruação vem escura, mas isso pode ser uma coisa normal.

Menstruação Escura é Normal?

Em geral a menstruação escura e em pouca quantidade é normal e não indica problemas de saúde, principalmente quando aparece no início ou no final do ciclo menstrual, porém quando a menstruação escura é comum, pode indicar alterações hormonais, estresse, problemas no útero ou doenças sexualmente transmissíveis.

A menstruação escura também pode ocorrer quando a mulher toma pílula pela primeira vez, ou muda a pílula que já toma, mas no próximo mês, a menstruação volta ao normal.

5 Causas da Menstruação Escura

A menstruação marrom, preta ou estilo borra de café pode ser causada por diversos fatores, são eles:

Útero largo – Fora as situações em que a menstruação escura é normal, o útero largo é o fator mais comum do escurecimento do ciclo, isso acontece frequentemente em mulheres após o parto em que o útero demora muito para voltar ao tamanho normal. Nessa situação, o sangue se acumula no interior do útero antes de sair, se tornando mais grosso, escuro e com coágulos.

Alterações hormonais – O estresse ou depressão podem afetar a estrutura do útero, diminuindo a espessura de suas paredes. Isso atrasa a descamação das células, facilitando a oxidação do sangue, deixando a menstruação mais escura.

Alterações nos hormônios e proximidade da menopausa – Quando aparecem alterações hormonais, causadas por diferentes problemas como a proximidade da menopausa, é muito comum que a menstruação sofra mudanças em suas características, como o escurecimento da menstruação e diminuição do fluxo normal.

Doenças sexualmente transmissíveis – As doenças sexuais que são causadas por bactérias, como a clamídia e a gonorreia, causam uma degradação rápida no sangue da menstruação tornando o ciclo mais escuro.

Endometriose – A endometriose consiste no crescimento de tecido endometrial na parte externa do útero. Esta doença e outros problemas como a adenomiose podem causar dores frequentes na região pélvica e sangramentos mais escuros, que podem ocorrer dentro e fora do período menstrual.

Quando é indicado procurar um médico ?

O medico deve ser procurado quando o sangramento escuro dura mais de 7 dias, quando a menstruação não vem por mais de três meses, tem sangramentos entre os períodos, dor na região íntima, febre acima de 38° C, tonturas e palidez na pele ou debaixo das unhas.

Portanto fique de olho na sua saúde e quando ocorrer algum problema, procure um médico que dirá o que você realmente tem.

Actualizado em:

  • Add Your Comment

Compartilhar ;)

Menstruação Escura é Normal? O Que Pode Ser?