Depilação- Várias opções para si
Lâmina, máquina, cera, creme...quando o assunto é depilação cada mulher tem a sua preferência. A depilação faz parte da vida das mulheres desde cedo, com a puberdade a camada de pelos aumenta e engrossa obrigando a mulher a tirar os pelos com alguma frequência.
Pernas, virilhas, axilas, buço e sobrancelhas são as zonas mais problemáticas, apesar de existirem mulheres que devido a desequilíbrios hormonais necessitam de depilar outras zonas do corpo.
Existem vários métodos de depilação, uns mais duradouros que outros, o tipo de depilação deve ser escolhido com muito cuidado. A escolha tem que ser bem pensada, levando-se em conta os prós e os contras de cada método.
Técnicas de Depilação Feminina
Depilação com lâmina
Lâmina. Corta a parte mais superficial do pelo.
Custo: 6 unidades custam cerca de 3,5 euros.
Duração: Dois ou três dias.
Dor: Indolor.
Aspetos positivos: Fácil, rápido, barato, indolor.
Aspetos negativos: Precisa ser feita com muita frequência, já que é apenas superficial. Precisa haver cuidado para não ocorrerem cortes na pele. Também pode causar alergias e irritação. Não deve ser usada no rosto.
Depilação com creme depilatório
Creme depilatório. É um creme que "amolece" os pelos. Depois de aplicar o creme, você passa uma espátula sobre a pele e retira -o– pronto.
Custo: a partir de 6 euros.
Duração: De 3 a 5 dias.
Dor: É indolor.
Aspetos positivos: Fácil de aplicar, pode ser feito em casa, indolor.
Aspetos negativos: Pode causar alergia e comichão.
Recomendações: É muito importante que, antes de usar este creme, você faça um teste em um pedacinho de pele (no antebraço, por exemplo) para excluir a possibilidade de alergias.
Depilação com máquina elétrica
Máquinas elétricas. Existem alguns tipos de aparelhos elétricos de depilação. Puxam o pelo, arrancando-o.
Custo: A partir de 40 euros
Duração: 15 a 20 dias.
Dor: Provocam alguma dor.
Aspetos positivos: Rápido: Rápido de usar, dura mais tempo que lâmina comum e não causa muita irritação.
Aspetos negativos: Caro e pode encravar os pelos.
Depilação com cera fria
Cera fria: Um dos métodos mais populares de depilação. Espalha-se a cera na área a ser depilada. Depois puxa-se com força, para arrancar os pelos.
Custo: O custo varia de acordo com a zona a depilar.
Duração: De 20 a 30 dias.
Dor: Doloroso.
Aspetos positivos: Bom para quem é sensível ao calor. Pode ser aplicada em casa, dura muito tempo e enfraquece os pelos.
Aspetos negativos: Dói mais e pode secar a pele por isso é recomendável hidratar a pele com algum creme calmante. Para além disso é preciso deixar os pelos crescerem um pouco entre sessões.
Depilação com cera quente
Cera quente. Dói menos do que a cera fria, porque a temperatura alta da cera ajuda a fazer com que os poros se expandam e a depilação seja mais fácil.
Custo: Varia.
Duração: De 20 a 30 dias.
Dor: Doloroso.
Aspetos positivos: O calor ajuda a abrir os poros, provocando menos dor do que a cera fria. Os pelos, enfraquecidos, tendem a diminuir com a frequência das sessões.
Aspetos negativos: Dói. Pode queimar a pele, ou escurecê-la. Os pelos precisam estar longos.
Depilação definitiva
Depilação definitiva. Existem vários tipos, o método mais conhecido é o laser. Destrói a capacidade de o folículo produzir um novo pelo.
Custo: Uma sessão custa à volta de 40 euros mas dependendo da zona são precisas muitas sessões.
Duração: É definitiva.
Dor: É doloroso. A esteticista aplica gelo/anestésico sobre a área a ser depilada.
Aspetos positivos: É definitivo. O laser pode ser aplicado em qualquer área do corpo.
Aspetos negativos: Tratamento caro e doloroso. Deve ser feita em centros especializados porque pode provocar queimaduras.