Benefícios da Amamentação

Quando uma mulher engravida ela fica muito feliz, mas ao mesmo tempo vem a preocupação de cuidar de um recém-nascido, que depende totalmente da mãe.

Um dos cuidados que toda mulher deve ter com seus bebês é a amamentação que precisa fazer parte da vida do pequeno, pelo menos, nos seis primeiros meses de vida.

6 Benefícios da amamentação

Alimento completo – O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado, porque ele atende todas as necessidades de sais minerais e nutrientes que um bebê de até 6 meses de idade necessita.

Melhora o sistema imunológico – O leite materno auxilia na formação do sistema imunológico da criança, previne a obesidade, a intolerância ao glúten e as alergias.

Protege o intestino – O leite da mãe protege e repara o intestino dos recém-nascidos, pois possui uma molécula que se chama PSTI.

Anemia – O leite materno previne a anemia.

Dentes – A sucção que o bebê faz no seio da mãe para beber o leite auxilia no desenvolvimento da arcada dentária do bebê.

Saúde da mãe – A amamentação ajuda no desprendimento da placenta, contribuindo para que o útero volte ao tamanho normal, e isso evita o sangramento excessivo e por consequência impede que a mãe tenha anemia. A amamentação também protege a mãe do câncer de mama e de ovário.

Pesquisas atestam que a amamentação diminui o risco da mulher desenvolver síndrome metabólica (diabetes e doenças cardíacas), após o final da gravidez.

A amamentação dá às mães as sensações de realização e bem-estar, sem falar que também ajuda a emagrecer, já que cada dia que a mãe dá de mama, ela perde em torno de 800 calorias.

Evita doenças – Bebês que só se alimentam de leite materno até os 6 meses de idade têm menos riscos de desenvolver  doenças, como artrite reumatoide e asma e ainda recebem uma proteína que luta contra bactérias e vírus da região gastrointestinal.

Vínculo mãe e filho – O momento da amamentação aumenta a aproximação da mãe com o bebê e ainda colabora para que a criança se relacione melhor com outras pessoas.

Saúde dos prematuros – Dependendo da alimentação, algumas mulheres possuem ômega 3 em seu leite e essa substância auxilia no crescimento e desenvolvimento dos bebês prematuros nos primeiros meses de vida.

Como podemos ver a amamentação só traz benefícios para as mães e os bebês, por isso, todos os pequenos devem se alimentar somente do leite materno nos seis primeiros meses de vida, mas eles podem continuar mamando até os dois anos de idade, precisando apenas combinar o leite materno com outros alimentos.

O leite materno é o único alimento indicado para os bebês porque ele é fácil de ser ingerido, diminui as cólicas do bebê e oferece todas as substâncias que um bebê necessita.

Compartilhar ;)

Benefícios da Amamentação