7 Sinais de Intolerância ao Glúten que Todos Ignoram

Os alimentos são compostos por muitas substâncias que juntas dão o sabor e os nutrientes que servem para dar energia, saciedade e saúde para todos nós, sendo que algumas substâncias podem causar intolerância, como o glúten.

O que é o glúten?

O glúten é uma substância encontrada em bolos, pães, macarrões e outros alimentos. Geralmente ela se encontra na farinha de trigo e em outros elementos usados na preparação de doces e massas.

O glúten é evitado por pessoas que querem emagrecer, porque ele é conhecido por fazer engordar, porém o glúten também pode causar problemas em pessoas que têm intolerância a ele.

7 sinais de intolerância ao glúten que todos ignoram

  1. Vertigens ou tonturas – Ao comer um pedaço de bolo, pão ou qualquer outra massa, se sentir tonto ou com vontade de vomitar, pode ser sinal de que tem intolerância ao glúten.
  2. Doenças auto-imunes – Algumas pessoas que têm doenças auto-imunes como: problemas de tireoidite de Hashimoto, lúpus, artrite reumatoide, esclerose múltipla, têm intolerância ao glúten.
  3. Fadiga crônica – Quando comer algum alimento com glúten e sentir sintomas, como fadiga constante, sensação de cansaço após as refeições, confusão mental, então é quase certo que sofre com intolerância ao glúten. Para resolver o problema, procure um médico.
  4. Queratose pilar – Essa doença, também conhecida como pele de galinha, se manifesta nas costas, coxas e braços e ela é provocada pela deficiência de ácidos graxos causada pelo glúten.
  5. Fibromialgia – Muitas pessoas diagnosticadas com fadigas crônicas e fibromialgia tem intolerância ao glúten, mas elas não sabem disso. Se for diagnosticado com alguma dessas doenças, considere a intolerância ao glúten a causadora.
  6. Dor de cabeça – Dor de cabeça e enxaquecas são outros sintomas da intolerância ao glúten.
  7. Problemas digestivos – Os problemas de estômago são os mais comuns nas pessoas que têm intolerância ao glúten, sendo que os mais vistos, são: prisão de ventre, gases, diarreia e inchaço abdominal.

Receitas sem glúten

Para evitar mal estar quando consumir alimentos com glúten, as pessoas que têm intolerância a essa substância devem investir em receitas sem glúten, elas são variadas e deliciosas.

Sanduíche sem glúten

Ingredientes:

Massa:

  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 4 colheres (sopa) de requeijão
  • 2 ovos

Recheio

  • 1 tomate sem semente picado
  • 120 g de presunto fatiado
  • 150 g de mussarela fatiada

Modo de preparo:

Massa

Em uma tigela coloque os ovos, o requeijão e o fermento e bata bem com um batedor até se tornar uma mistura homogênea. Divida a massa em três partes.

Em um refratário quadrado e untado com azeite, ponha 1/3 da massa e leve ao micro-ondas em potência alta por 1 minuto e 30 segundos.

Retire do refratário e reserve. Repita o mesmo procedimento mais duas vezes até acabar a massa.

Recheio

Pegue uma porção da massa cozida, coloque duas fatias de mussarela, duas de presunto, uma porção de tomate e dobre a massa fazendo um triângulo.

Coloque o triângulo em uma frigideira untada com azeite e grelhe dos dois lados. Repita o procedimento com as outras duas partes da massa.

Actualizado em:

Compartilhar ;)

7 Sinais de Intolerância ao Glúten que Todos Ignoram