10 Usos do Vinagre Que Vão Ajudar nas Tarefas Domésticas

O vinagre tem a fama de ser um tempero fundamental nas cozinhas brasileiras, estando em quase todos os pratos típicos e regionais do país.

O vinagre não pode faltar na feira da dona de casa brasileira, mas o que nem todo mundo sabe é que o vinagre tem uma infinidade de utilidades nas tarefas de casa, não se restringindo apenas ao fogão, mas se estendendo por todos os cômodos da casa e servindo nas mais inimagináveis utilidades.

Dicas para usar o Vinagre nas Tarefas Domésticas

Amaciante – Comprar amaciantes caríssimos se torna desnecessário com o incrível vinagre. Basta colocar uma xícara média de vinagre nas roupas e elas estarão macias. As vezes as pessoas se preocupam com a possibilidade das roupas ficarem com o cheiro característico do vinagre, mas seguramente esta não deve ser uma preocupação, pois no processo natural ou induzido de secagem das roupas o odor característico do vinagre se extingue por completo.

Antiodor – Uma xícara de vinagre tira o cheiro de suor e também pode tirar resíduos de produtos químicos que prejudicam a pele.

Cheiro de mofo – O cheiro de mofo nas roupas é muito desagradável sendo também resolvido com vinagre, sendo necessário apenas fazer uma solução de uma xícara de vinagre a cada dois litros de água e pondo em um recipiente, deixando suas roupas de molho nesta mistura por uma hora.

Manchas de suor – Para eliminar as manchas de suor que são muito difíceis de livrar, basta colocar 1 colher de sopa de vinagre em 250 ml de água morna, ponha a roupa dentro, enxágue e lave naturalmente.

Outras manchas – Para se livrar de uma grande variedade de manchas basta colocar 3 colheres de sopa de vinagre e 2 colheres de sopa de detergente líquido em 4 xícaras de água, esfregando a mistura sobre a mancha e lavando normalmente.

Desbotamento – O desbotamento é um problema terrível e que pode sim ser resolvido com vinagre, para isso é preciso adicionar 1 xícara de vinagre no ciclo de lavagem.

Roupas sujas – Para roupas extremamente sujas adicione uma xícara de vinagre em cinco xícaras de água e deixe ferver, depois retire do fogo e com a mistura ainda quente mergulhe as roupas e deixe descansando pela noite inteira.

Para impedir que a tinta de calças ou camisas novas solte na primeira lavagem – É sempre um problema muito grande quando se compra uma roupa nova e na primeira lavagem ela já desbota e mistura as cores. Para impedir que isso aconteça basta colocar as roupas de molho em algumas xícaras de vinagre.

Conservar a roupa de lã – Para cuidar bem da sua roupa de lã basta deixar de molho, por 25 minutos em uma mistura com uma parte de vinagre e duas de água.

 Fungos na máquina de lavar – Para se livrar desse problema basta colocar uma xícara de vinagre no interior da máquina e iniciar a lavagem sem roupas.

Compartilhar ;)

10 Usos do Vinagre Que Vão Ajudar nas Tarefas Domésticas