Tratar escaldões

Com o sol a espreitar apetece ir à praia para descontrair e ficar com a pele bronzeada, apanhar sol faz bem à saúde, aumenta a boa disposição, mas devemos ter alguns cuidados com a exposição solar, usar sempre um bom protector solar, usar óculos e chapéu, beber muita água e evitar a exposição nas horas mais perigosas.

Um dos maiores perigos da má exposição ao sol são os escaldões, para além de doerem bastante nas primeiras horas e dias, eles são bastante perigosos a longo prazo, um simples escaldão pode evoluir para uma queimadura grave.

Tratar escaldões

Como tratar escaldões

O aloé vera ajuda a suavizar e refrescar a pele escaldada, aplique um gel com aloé vera para aliar o mal-estar. Se tiver acesso à planta coza-a e aplique um pouco da folha e da sua seiva sobre a pele, deixando actuar durante algum tempo.

Existem ainda algumas soluções caseiras que ajudam a aliviar as dores, no banho junte farinha de aveia à água.

Passe uma pequena toalha embebida em leite gordo, vinagre ou óleo de amêndoas doces, em movimentos suaves para refrescar a pele e aliviar o vermelhão.

Para além das dores nas zonas vermelhas da pele, os escaldões podem causar outros sintomas como dores de cabeça e até enjoos e vómitos, se as dores forem difíceis de suportar ou se começar a ganhar bolhas deve ir ao médico.

Depois de uma ida à praia também usar pode usar os after-suns que ajudam a nutrir a pele a fundo depois do sol.

Cuidados com a exposição ao sol

Evite a exposição ao sol entre as 11 horas e as 16h30.

Utilize um protector solar adequado à sua pele e aplique-o 30 minutos antes de se expor ao sol, deve repetir a aplicação ao longo do dia, principalmente, depois de ir à água.

Beba bastantes líquidos para manter o corpo e a pele hidratada.

Use chapéu de abas largas, óculos de sol e roupa clara e fresca.