Sintomas de gravidez

A gravidez é o maior sonho de muitas mulheres, mas também o pesadelo de muitas outras. Existem um conjunto de sintomas que indicam uma possível gravidez, claro que cada gravidez é única e poderá passar toda a gravidez sem sentir alguns destes sintomas.

Os sintomas de gravidez variam de mulher para mulher e de gravidez para gravidez.

Os Sintomas de gravidez

A gravidez deve ser sempre confirmada com um teste de sangue ou de urina, depois da confirmação deve seguir a sua gravidez no médico.

O principal sintoma que pode estar grávida é o atraso na menstruação, este é o sintoma mais comum, apesar de poder sentir antes do atraso alguma sensibilidade mamária, sonolência, cansaço e dores menstruais.

1 – 2 semanas após a fecundação pode sentir os seios doloridos e inchados.

2 – 8 semanas após a fecundação pode começar a sentir náusea e vómitos.

Aumento do apetite

Um sintoma muito comum entre as grávidas logo no início da gravidez é a vontade de comer, principalmente, fora das refeições, pode ainda ter a vontade de comer algo pouco usual como alimentos salgados, alimentos doces, alimentos ácidos ou picantes. Este aumento de apetite fora de horas é o corpo a preparar-se para uma nova vida.

Sangramento e cólicas

Logo no começo da gravidez pode ter um sangramento ou sentir cólicas menstruais, algumas mulheres podem mesmo confundir estes pequenos sangramentos com a menstruação, apesar de serem em menor quantidade e, por vezes de cor castanha e mais espessa, por norma, resultam de uma limpeza do organismo.

Aumento das idas ao banheiro

Outro sintoma muito comum entre as grávidas é o aumento das idas ao banheiro.

Alteração no paladar ou no olfato

É bastante comum no inicio da gravidez a mulher ficar mais sensível aos cheiros, algumas chegam a enjoar do perfume e do cheiro dos companheiros, pode ainda sentir alteração no sabor de alguns alimentos.