Organizando a Lavandaria

Organizando a Lavandaria

www.stacksandstacks.com

Quem não sonha em ter uma lavanderia como esta da foto? Nem todo mundo tem uma área espaçosa o suficiente para guardar todo o material de limpeza, cestos de roupa suja e limpa para passar, máquinas de lavar e secar etc.

Mas não é difícil ter tudo à mão mesmo em uma pequena área. Veja quais são as suas maiores dificuldades e adapte o seu espaço para servi-la da melhor forma: precisa de um lugar para dobrar as roupas antes de guardá-las? Ou não tem um lugar para guardar a tábua de passar, a escada e as vassouras? Veja as dicas abaixo e encontre a solução perfeita para você:

– Se você não tem espaço no chão, use as paredes! Coloque prateleiras ou um armário de prateleiras preso à parede. Assim, o sabão em pó, o amaciante e os itens de limpeza geral ficam guardados todos juntos e você não perde mais tempo procurando algum deles quando mais precisa.

– Lembre-se de olhar a data de validade de cada produto antes de guardá-los. Se você não usa um produto há meses, pense se vale a pena ocupar espaço na sua nova prateleira com algo que não vai precisar.

– Prenda na parede ganchos para pendurar as vassouras, esfregões e pá de lixo. Se couber, pendure também a escada e a tábua de passar.

– Procure ter um cesto para as roupas sujas e outro para as limpas. Se a sua família for grande, coloque um cesto para a roupa suja no quarto de cada um. No(s) dia(s) de lavar a roupa, basta levá-los para a lavanderia e separar as roupas por cores e tipos de tecido antes de colocar na máquina.

– Organize uma rotina para lavar as roupas da família, de cama e de banho. O ideal é lavar as toalhas de banho e de rosto juntas, sem misturar com outras roupas. O mesmo vale para o jogo de lençol e fronha. Por isso, planeje-se para lavar a roupa de cama no dia de trocar os lençóis e a roupa de banho no dia de trocar as toalhas. Assim, você já tira da cama e do banheiro e coloca direto na máquina, sem ocupar espaço no cesto.

– Tenha um pequeno cesto ou caixa para guardar os itens “perdidos”: um pé de meia sem o par, um botão que caiu ou moedas. E avise a família para checar o cesto uma vez por semana para cada um pegar o que é seu e guardar.

– No dia de passar as roupas, aproveite para dobrar cada peça na própria tábua e vá colocando em cima da cama de cada pessoa da família as respectivas roupas. Deixe que cada um guarde a sua, ajuda é sempre bem-vinda!

– Não se esqueça: quando um produto de limpeza estiver quase acabando, anote na lista do supermercado que mantém na porta da geladeira.

Se animou a ter a lavanderia dos seus sonhos?

Organizando a LavandariaAutora: Daniella Marcolini – Colunista do Espaço Mulher

Contacto via e-mail

1