Organizando a geladeira

Organizando a geladeira

fonte: bestbodybootcamp.files.wordpress.com

Provavelmente a sua geladeira tem potes e alimentos que você nem se lembra mais que comprou ou cozinhou. Com a correria do nosso dia, vamos colocando todas as sobras das refeições e alimentos que compramos nas prateleiras e esquecemos que estão lá. Um belo dia, quando você resolve abrir um potinho inocente para ver o que tem dentro, depara-se com algo indescritível, com uma cor estranha e – o pior – um cheiro terrível.

As geladeiras hoje em dia são fabricadas com vários compartimentos internos e moderna tecnologia, mas se você não souber utilizá-la da melhor forma, se transformará no principal foco de desperdício da sua casa. Veja as dicas abaixo para deixar sua geladeira organizada, limpa e econômica!

– Como todo processo de organização, começamos retirando tudo de dentro. Desligue a geladeira da tomada e jogue fora tudo o que estiver com data de validade vencida ou com cheiro estranho. Faça uma boa limpeza com água, detergente e uma esponja macia, retirando as prateleiras e gavetas para alcançar os cantos mais difíceis. Nada de produtos corrosivos nem spray desengordurante para limpá-la. O material plástico interno pode estragar com produtos químicos, além de absorver o cheiro e passar para os alimentos.

– Faça uma avaliação de todos os alimentos que estragaram: ficaram esquecidos na geladeira porque estavam mal organizados, em um canto qualquer, ou porque você comprou coisas demais? Você vive comprando produtos light para começar uma dieta, mas nunca toma coragem e acaba desperdiçando tudo? Você compra tanto refrigerante que eles acabam perdendo o gás antes que a sua família consiga beber a garrafa inteira? Analisando o motivo de tanto desperdício, você saberá como diminuí-lo na próxima ida ao supermercado.

– Utilize os compartimentos próprios da geladeira para organizá-la: na gaveta de carnes (ou “extra frio”) guarde as embalagens de carnes que você vai utilizar dentro de poucos dias. Se for levar mais de 1 semana para cozinhar alguma carne, guarde no freezer. Aproveite o porta-latas, o porta-ovos e a gaveta de frutas, legumes e verduras. Esses compartimentos foram criados para manter cada alimento a uma temperatura adequada.

– Os itens que estragam com mais rapidez devem ser guardados na parte superior da geladeira, onde é mais frio. Ali podem ficar o leite, o queijo, o presunto, o cream cheese e os iogurtes.

– A segunda prateleira é onde devem ficar as sobras das refeições, assim você estará sempre olhando para elas e não vai esquecer de esquentá-las na próxima refeição.

– Na terceira prateleira, guarde em um pote plástico aquelas frutas pequenas já lavadas, os pães, as tortas e doces. Aproveite este espaço também para colocar as verduras lavadas e guardadas dentro de um pote plástico. Assim elas duram mais.

– Na(s) gaveta(s) na parte de baixo, guarde os legumes e as frutas grandes com casca. Não precisa guardá-los dentro de sacos plásticos, eles devem ficar sem nenhuma proteção para que a refrigeração os conserve por mais tempo.

– Na porta da geladeira, onde há uma variação térmica constante, devem ficar bebidas (água, sucos e refrigerante), geléias, conservas e os condimentos como molhos para salada, maionese, ketchup, mostarda. Algumas geladeiras possuem o compartimento para ovos na porta, mas o ideal é guardá-los na primeira ou segunda prateleira, onde a refrigeração é fria.

– Os potes plásticos para guardar os alimentos na geladeira devem ser transparentes e, de preferência, quadrados ou retangulares. Neste formato fica mais fácil encaixá-los nos cantos, ocupando menos espaço, e é importante podermos ver o que tem dentro sem precisar abrir. Assim, as chances de serem consumidos e não estragar é maior.

– Não devemos guardar latas abertas com o que sobrou dentro da geladeira. A lata oxida e estraga o alimento, por isso guarde o que sobrou dentro de um pote plástico e jogue a lata fora.

– Para manter sua geladeira em ordem, faça uma limpeza uma vez por semana, jogando fora o que estiver vencido. Com a geladeira organizada, a circulação de ar será maior, economizando energia, e a sua lista do supermercado não terá desperdícios!

Não tem mistério para sua geladeira ficar limpa, organizada e cheirosa, que tal começar agora?

Organizando a geladeiraAutora: Daniella Marcolini – Colunista do Espaço Mulher

Contacto via e-mail