Moda Retrô

O estilo retrô está na moda. Cada vez mais surge por todo o lado, desde roupas até à decoração de interiores, passando por acessórios, sapatos, etc. No entanto, quando se fala em moda retrô, há uma grande confusão com o estilo vintage.

Neste artigo poderá conhecer as diferenças, e ainda, algumas dicas sobre como usar este estilo. Descubra ainda vários exemplos na nossa galeria de fotos.

Vintage vs. retrô

O estilo vintage é algo que pretende recriar uma determinada época. Por exemplo, decorar uma sala como se fosse dos anos 70.

O vintage é assim tudo o que é realmente antigo, e que continua hoje em dia a ter sucesso. Por essa razão, ainda se vêm muitos vestidos antigos, bem preservados, a serem usados para criar looks fantásticos. Ou então, peças bem antigas, esquecidas na casa dos avós, e que de repente, são perfeitamente integradas na sua sala, dando-lhe um toque bem especial. Ou seja, basicamente o estilo vintage baseia-se no uso de peças antigas e conservadas nos dias de hoje.

Quanto ao estilo retrô, este é mais uma referência, que serve de inspiração para peças, objetos ou roupas modernas. Ou seja, itens que são inspirados em épocas mais antigas, sem no entanto parecerem terem vindo da casa da sua avó.

Há assim várias tendências que integram a moda retrô, como o “new old” ou o “fashion retrô”, onde se usam peças novas e atuais, mas com uma pitada de outros tempos.

Moda Retrô Moda Retrô Moda Retrô Moda Retrô Moda Retrô Moda Retrô Moda Retrô Moda Retrô

Dicas para usar a moda retrô

É importante que se entenda a ideia por detrás da moda retrô. Assim, o conceito não é recriar nenhum ambiente dos anos 20, 30, 40, etc., ou vestir-se como se vestiam nessa altura, mas sim, utilizar algumas peças de inspiração retrô, para tornar o seu look mais original e com maior personalidade.

Como tal, para usar a moda retrô, procure seguir as regras habituais sobre como conjugar as várias peças, e assim, evitar exageros ou visuais que mais parecem vindos diretamente de 1950.

1