Menopausa Precoce

A menopausa é o período fisiológico em que ocorre o fim dos ciclos menstruais e ovulatórios. Inicia-se com idade variável, mas normalmente entre os 45 e 55 anos. Dá-se uma diminuição da produção de estrogénios, a hormona responsável pela função reprodutora da mulher. A menopausa precoce ocorre quando acontece antes dos quarenta anos de idade.

A principal causa para o aparecimento da menopausa os factores genéticos, a magreza excessiva também pode despoletar este problema, as mulheres que sofrem de algum acidente vascular ou tenham feito rádio ou quimioterapia também estão no topo das que sofrem deste problema de saúde.

Sintomas da menopausa precoce

  • Calores e suores noturnos;
  • Afrontamentos;
  • Falta de desejo sexual;
  • Ressecamento vaginal;
  • Irritabilidade;
  • Depressão;
  • Envelhecimento cutâneo;
  • Perda da massa óssea (osteoporose);
  • Deterioração vascular.

Tratamento para a menopausa precoce

O tratamento consiste na maioria dos casos numa reposição hormonal. O uso da TRH (terapia de reposição hormonal) é essencial nos casos de menopausa de origem cirúrgica ou provocada por quimioterapia, já que os sintomas são mais fortes nesses casos.

Após o começo da medicação com a terapia hormonal de substituição, pode ser necessário ajustar a dose caso não se obtenham os efeitos desejados, é muito importante consultar o seu médico periodicamente.

Deve consultar o seu ginecologista de 6 em 6 meses para ajustar o tratamento e aliviar os sintomas. No caso das mulheres com cancro da mama o tratamento deve ser feito sem a substituição hormonal.

Cuidados com a menopausa precoce

Consultar o médico, fazer exames periodicamente e seguir a medicação à risca.

Fazer exercício físico, o exercício físico ajuda a aliviar alguns dos sintomas, além de aumentar o bem-estar físico e psicológico.

Fazer uma alimentação saudável e equilibrada, deve aumentar o consumo de cálcio, a falta de estrogénio, faz com que o organismo tenha dificuldade na absorção deste mineral, provocando casos de osteoporose.

Mantenha o peso, reduza o consumo de calorias e gorduras, prefira hidratos de carbono integrais e dê preferência aos legumes, frutas e proteínas magras.

Este texto é meramente informativo, deve sempre consultar o seu médico.