Dietas Anti-Envelhecimento

As dietas anti-envelhecimento são para pessoas que queiram proteger o organismo face a enfermidades (diversos tipos de cancro, doenças cardiovasculares, entre outras) e prevenir o envelhecimento precoce devem tomar uma quantidade adequada de antioxidantes na sua dieta.

Entre os alimentos mais ricos em antioxidantes estão: abacates, amoras, framboesa, morangos, couves, cenouras, citrinos, uvas, cebolas, salsa, espinafres e tomates.

Dietas Anti Envelhecimento

Em condições normais, não são necessários suplementos vitaminicos. Um excesso poderia ter consequências negativas. Podem ser necessários suplementos vitaminícos para pessoas com idades avançadas e desportistas.

O consumo excessivo de álcool e tabaco, stres, contaminação ambiental, alimentação com excesso de gorduras, sedentarismo, excesso de sol, exercício físico muito intenso (desportistas profissionais) ou uma dieta pouco equilibrada aumentam os radicais livres.

Alimentos Aconselhados

  • Ricos em betacarotenos: fígado de vitela e de frango, cenouras, frango, produtos lácteos, frutas e legumes amarelos e de folha verde.
  • Ricos em vitamina C: laranja, kiwi, morangos, ervilhas, pimentos verdes, espargos e tomates
  • Ricos em vitamina E: sementes de girassol, azeite virgem, atum em azeite, amendoins, cereais completos, espargos e peixe
  • Ricos em selénio: gérmen e farelo de trigo, cebola, alho, tomate, brócolos e fevedura de cerveja
  • Ricos em zinco: crustáceos, levedura de cerveja, gérmen de trigo, ovo e leite
  • Ricos em cobre: fígado, peixe, mariscos, cereais completos e vegetais verdes
  • Ricos em isoflavonas: soja e derivados
  • Ricos em antioxidantes não nutrientes: café, vinho tinto, chá, azeitonas, feijões e cebolas

Alimentos Não-Aconselhados

Os que fazem parte de uma alimentação desequilibrada e que impedem de manter um peso saudável.

Recomendações

Evitar o consumo de álcool e não ultrapassar duas bebidas não-destiladas por dia, tais como cerveja, vinho ou sidra.

Praticar exercício moderado (caminhar em passo ligeiro durante 30 a 45 minutos, de 3 a 5 vezes por semana) é recomendável como tratamento complementar para as pessoas com hipertensão.

1