Dieta Mediterrânea

A dieta mediterrânica, não é uma dieta propriamente dita, é um conjunto de hábitos alimentares que fazem parte da alimentação tradicional dos habitantes dos países regados pelo mar Mediterrâneo como Espanha, Grécia, Portugal e Itália. Na década de 40, constatou-se que nos países do Mediterrâneo havia uma menor índice de doenças como hipertensão, arteriosclerose, obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e conclui-se que se devia à dieta.

A dieta mediterrânica inclui o consumo de azeite e legumes, cereais refinados, frutas, vegetais e peixe, o consumo moderado de laticínios e o baixo consumo de carnes, promovendo o consumo de peixe como a sardinha, o atum, a truta… O principal ingrediente da Dieta Mediterrânica é o azeite extra-virgem que para além dos benefícios para a saúde contribui para aumentar a saciedade e facilita a digestão estimulando o funcionamento dos intestinos.

Dieta Mediterrânea

Para os apreciadores de vinho, a dieta mediterrânea permite o consumo de vinho tinto de forma moderada, pois contém na sua composição flavonóides e o resveratrol, substâncias que ajudam a aumentar o colesterol HDL e a diminuir o risco de aterosclerose. O vinho deve ser bebido às refeições.

Continuar a Ler...

Compartilhar Artigo ;)

Dieta Mediterrânea