Dicas para organizar uma festa

Seja uma festa de aniversário, ou um jantar de amigos, quando nos propomos a organizar uma festa é importante fazer as coisas perfeitas para mostrar a quem recebemos que fizemos tudo para tornar a festa um momento agradável e inesquecível.

A chave para o sucesso é a organização, preparar tudo com antecedência e prever todos os imprevistos.

Dicas para organizar uma festa

Como planear uma festa

É importante definir

Data e hora

É importante determinar o dia e a hora para convidar as pessoas antecipadamente, dependendo do tipo de festa convém mandar convites ou convidar pessoalmente com alguma antecedência para que os convidados não combinem outras coisas para o dia e para que confirmem a presença, só desta forma saberá ao certo o número de convidados.

Local

O local deve ser escolhido de acordo com o tipo de festa e número de convidados, se o número de convidados for superior a 15 pessoas vai ser difícil acomoda-los confortavelmente dentro de quatro paredes, a não ser que tenha uma sala enorme, deve pensar que os convidados devem ter um lugar para se sentarem.

Número de convidados

Se for um evento de família deve convidar as pessoas mais próximas, se for , por exemplo, um baptizado ou um aniversário esqueça aquela tia que só vê uma vez por ano, se for um evento de amigos convide aqueles que realmente gosta da sua companhia, uma festa deve ser um momento de alegria e não de fretes.

O tipo de festa ( formal ou informal)

O tipo de festa vai determinar o tipo de comida, uma festa servida à mesa ou tipo buffet, nas festas mais informais os convidados podem ajudar à festa e trazer salgados, doces ou bebidas.

Orçamento

Organizar uma festa é caro, deve pedir vários orçamentos. Dependendo da festa deve ter em consideração o preço da comida, das bebidas, flores e outras decorações, animação.

Quantidade de comida por convidado numa festa

Depende do tempo que vai durar a festa, quanto mais tempo mais comida e bebida serão necessários, mas fica aqui um esquema:

5 a 8 salgadinhos por convidado

150 a 200 gramas de massa, servidos com ou sem acompanhamentos, respectivamente.

120 gramas de frutas e vegetais por pessoa.

200 gramas de carne ou peixe

50 gramas de arroz por pessoa.

5 a 8 docinhos por pessoa.

60 gramas de bolo por pessoa

Quantidade de bebida por convidado numa festa

Quantidade de bebida padrão para um evento de quatro horas:

600 ml de refrigerante por pessoa

800 ml de cerveja por pessoa

200 ml de água por pessoa

½ garrafa de vinha ou espumante por pessoa

1 garrafa de whisky para cada 50 pessoas

Compartilhar Artigo ;)

Dicas para organizar uma festa