Dicas para mudar de casa

Mudar de casa nunca foi uma tarefa fácil. Ou por que a razão pela qual mudamos não é a melhor, ou por que temos de encontrar a casa certa e ao preço justo, ou até por que empacotar tudo e carregar não é a tarefa mais agradável a que nos podemos submeter.

Se já encontrou a casa dos seus sonhos num dos muitos sites de imobiliárias que existem, então é hora de começar os preparativos para a mudança.

Por onde começar?

Antes de começar a desmontar a casa toda, tenha em mente que planejamento e organização são as principais dicas para ajudar na mudança. Não deixe tudo para a última hora.

Com um mês de antecedência, comece a fazer orçamentos e contrate carreto ou transportadora. Comece a arranjar material para embalar seus pertences: caixas de papelão, jornais, plástico-bolha e fita adesiva larga.

Prefira as caixas médias e pequenas. Apesar de terem espaço para mais coisas, as caixas grandes acabam ficando pesadas e difíceis de carregar. Primeiro, empacote objetos que você não usa tanto. CDs, DVDs, roupas de cama e louças podem entrar nessa leva.

Separe roupas que você irá precisar com maior urgência

Desempacotar tudo pode levar dias. Separe em uma mala ou mochila as peças de roupa que você provavelmente irá utilizar durante a próxima semana para não bagunçar as caixas já separadas na procura das suas camisas sociais de baladas.

Uma cor para cada parte da casa

Antes de mudar, vá para a casa nova e coloque um adesivo de cor diferente no interruptor de cada cômodo. Nas caixas, coloque o mesmo adesivo, de acordo com o cômodo pra onde a caixa vai. Isso vai ajudar na organização da nova casa, já que as caixas não vão ficar amontoadas em um lugar só. Dia ao pessoal da empresa de mudanças para deixar as caixas mais leves na entrada da casa e oriente-os a levar as caixas mais pesadas a seus respectivos cômodos.

Dicas para mudar de casa

Estamos prontos, a mudança vai começar!

Acorde cedo e faça tudo o que não conseguiu fazer no dia anterior. Arrume os objectos de higiene pessoal, as últimas roupas de cama, guarde o computador.

Quando chegar a transportadora (ou o transporte dos amigos) tenha tudo pronto para a carregar. A tarefa será mais fácil e rápida.

Leve primeiro os móveis e as coisas grandes. Assim, quando chegar pode logo colocar os móveis e afins nos seus sitios e depois, quando chegarem as coisas mais pequenas, é só organizar.

Se conseguir ter mais pessoas a ajudar, divida as equipas. Duas pessoas na casa velha a carregar e outras duas na casa nova a descarregar e a arrumar. É ajuda suficiente para conseguir fazer todas as mudanças num só dia.

Concluindo a mudança na sua nova casa

Depois de você realizar a mudança, é recomendável voltar na antiga casa ou pedir para um vizinho checar se há correspondência que precise ser retirada, principalmente nos primeiros meses depois da mudança.

Seguindo essas dicas você verá como mudar de casa pode ser algo fácil quando bem planejado.

Nós desejamos para você e sua família uma boa mudança de casa.

1