Dicas Para Dormir Bem

O sono não é apenas uma forma de descansarmos da atarefada rotina diária. Ele é essencial para a saúde física e mental, para consolidarmos a memória e até para garantir a nossa segurança.

Eis, portanto, uma mão-cheia de boas razões para dormir as oito horas da praxe.

Dicas Para Dormir Bem

CRIE UM AMBIENTE CALMO

Corra as persianas e as cortinas, evite luzes fortes umas horas antes de ir para a cama, regule a temperatura entre 16º e 18º. O seu ambiente de sono deve ser parecido com uma cave: escura, fresca e, sobretudo, silenciosa.

Dica: O barulho da rotação das pás de uma ventoinha pode ajudá-la a adormecer.

FAÇA EXERCÍCIO

É panaceia para tudo, até para se entregar mais saudavelmente nos braços de Morfeu. Se começar a praticar algum tipo de desporto com regularidade, notará que até tem necessidade de ir para a cama um pouco mais cedo do que o habitual. Só convém não e exercitar nas cinco ou seis horas anteriores à sua hora de dormir.

CRIE UM RITUAL PRÉ-SONO

Algo de relaxante, feito regularmente, que envie ao seu corpo a mensagem de que são horas de desligar. Um banho de imersão (não demasiado quente), um ritual de beleza e higiene, a leitura de um capítulo do livro que tem mãos no momento, tudo por ajudar.

INVISTA NO CONFORTO

Prefira almofadas anatómicas, que dêem um bom apoio ao pescoço e à cabeça, e um colchão de qualidade, firme, confortável e espaçoso (sobretudo se dormir com alguém). Não faça sestas durante o dia, sobretudo se sofre de alteração do sono ou se tem dificuldade em dormir.

LIVRE-SE DE PROBLEMAS

Nem sempre se consegue, é verdade, mas tudo o que lhe causa stress e ansiedade aumenta o seus níveis de adrenalina. A mensagem para o seu corpo é de que alguma coisa o põe em perigo e é preciso ter todos os sentidos em alerta máximo. Pague contas, resolva disputas, complete as tarefas que devem ser feitas nesse dia ou arranje uma forma de desabafar, de libertar tensões. A cama não pode ser o local para andar às voltas a pensar como irá resolver o resto da sua vida.