Dicas de decoração: Cores

As cores influenciam o nosso estado de espírito, as cores que escolhemos para a nossa casa devem reflectir aquilo que sentimos.

Os tons claros dão sensação de profundidade e ajudam a aumentar o espaço, são ideias para ” alongar” espaços pequenos.

Os tons de terra devem ser usados em espaços mais fechados porque dão a sensação de  aconchego

Cores fortes devem ser usadas em pequenas áreas

Dicas de decoração: Cores

Tipos de cores

quentes

  • vermelho
  • laranja
  • amarelo

frias

  • azul
  • verde
  • violeta

neutras

  • cinza
  • preto
  • branco

As cores quentes, representam o fogo, e são ideais para aquecer o ambiente.

As cores frias representam a água, e refrescam o ambiente.

As cores:

Vermelho:

Expressa sensualidade, energia e virilidade. É exultante e agressivo. Funciona como estimulante, tem ação poderosa sobre o estado de ânimo, portanto, deve ser usada com cautela.

Laranja:

Possui força ativa, radiante e expansiva. Tem caráter inspirador, quente, estimulante e uma qualidade dinâmica muito positiva e energética.

Amarelo:

É a cor do sol, da luz, do ouro e como tal é forte, intenso e agudo. O amarelo pode ser interpretado como uma cor animada, jovem, excitante, afetiva e impulsiva. Ela estimula a ação, a criatividade, o encorajamento e a realização.

Verde:

É a cor da calma indiferente: não transmite alegria, tristeza ou paixão. Por isso transmite calma e nos dá sensação de leveza.

Azul:

Transmite harmonia, serenidade, sossego e favorece a paciência e a amabilidade. É a cor que possui a ilusão óptica de retroceder.

Violeta:

É a cor da lucidez, da sabedoria e da reflexão. Associada a intuição e espiritualidade. É ao mesmo tempo a cor da fantasia, do místico e melancólico. Na igreja católica o roxo é usado em dias de luto, pois também está relacionada com a dor.

Branco:

O branco pode expressar paz, felicidade, pureza, inocência e limpeza. Cria uma impressão luminosa de vazio positivo e infinito. No espaço dá a sensação de amplitude.

Preto:

Ele é a ausência de luz, é o símbolo do silêncio, da sobriedade e do mistério. Quando brilhante pode ser nobre e muito elegante.

Cinza:

Cor neutra e passiva simboliza a indecisão e a ausência de energia, expressa dúvida e melancolia. Representa também o masculino e maturidade.

1