Cozinha sempre arrumada: um sonho possível

A cozinha é um dos lugares preferidos da nossa casa, é lá que criamos diferentes pratos e também reunimos a família e os amigos que nos ajudam a preparar os almoços e jantares.

Mesmo uma cozinha sem muitos equipamentos e utensílios possui uma certa quantidade de objetos que precisa ser guardada e, ao mesmo tempo, ficar ao alcance das mãos – e dos olhos!

Não adianta ter uma prateleira lá no alto, acima da geladeira, cheia de louças, você não vai se lembrar do que tem e não poderá pegar sem a ajuda de um banquinho ou escada – o que dificulta na hora da correria.

Cozinha sempre arrumada: um sonho possível

Foto: www.goodhousekeeping.com

Continuar a Ler...

Por isso, existe um lugar apropriado para guardar cada peça que você possui, veja as seguintes dicas:

  • Antes de começar a organizar, livre-se daqueles utensílios que você nunca usou ou desistiu de usar porque não são tão simples como imaginou. Dê para algum amigo ou doe para caridade, mas se você não usa há mais de 6 meses, com certeza não precisa dele.
  • Conserte ou compre outro objeto que você não usa porque não funciona. Se não pode ter este tipo de despesa agora, vá guardando dinheiro ou peça de presente de Natal ou aniversário.
  • Organize os utensílios de acordo com os “centros de atividade” da cozinha:
  • Despensa/Depósito: um armário ou prateleiras onde você guarda o estoque de alimentos, incluindo o estoque do freezer. Periodicamente dê uma olhada nas datas de validade e jogue fora o que já venceu e doe aquilo que você sabe que não vai utilizar.
  • Preparando os alimentos: talheres, facas e tábuas de carne usadas para o manuseio de alimentos ficam próximos à pia.
  • Cozinhando: panelas, formas, copos de medida, espátulas e colheres ficam perto do fogão e do forno. Pendure os utensílios de uso frequente num varão. Assim, não precisa perder tempo procurando nas gavetas a colher para mexer o arroz enquanto ele está quase queimando.
  • Servindo: louças, talheres, copos, guardanapos, jogo americano, toalhas de mesa, açucareiro, galheteiro e tudo o que você utiliza na mesa deve ficar guardado junto, em um mesmo armário ou prateleiras próximas. Analise onde é o melhor lugar para os copos: perto da geladeira ou junto com o restante da louça.
  • Limpando: embaixo ou próximo à pia devem ficar o detergente, esponjas, luvas de borracha, desengordurante e panos de prato.
  • Lixo: mantenha uma lixeira à mão para restos de comida e outra para o que será reciclado. Elas devem ficar no centro da cozinha, mas sem estarem no meio do caminho, atrapalhando a passagem. Podem ficar perto das áreas de preparação da comida ou de limpeza.

Outra dica importante: mantenha uma listinha fixada na porta da geladeira e vá escrevendo o que precisa comprar conforme for se lembrando. Assim, você já chega ao supermercado com a lista pronta do que realmente precisa, não leva itens a mais e nem se esquece do que acabou!

Boa sorte!

Cozinha sempre arrumada: um sonho possívelAutora: Daniella Marcolini – Colunista do Espaço Mulher

Contacto via e-mail

Compartilhar Artigo ;)

Cozinha sempre arrumada: um sonho possível