Como prevenir e combater as olheiras

As olheiras são cada vez mais frequentes, caracterizam-se por um inchaço da zona em redor dos olhos e por um escurecimento desta zona. Afetam qualquer pessoas, desde homens, mulheres e até crianças devido ao cansaço e a noites mal dormidas.

Para além da fadiga as olheiras podem surgir devido a fatores como a falta de sono hereditariedade, retenção de líquidos, alergias, stress, má alimentação e reação a medicamentos.

Como prevenir o surgimento das olheiras

Para evitar o aparecimento das olheiras deve optar alguns hábitos no seu dia-a-dia, se mesmo assim elas persistirem existem alguns tratamentos e receitas caseiras que ajudam a atenuar as olheiras.

Durma pelo menos 8h por dia, as horas de sono devem serem desfrutadas e calmas, desligue todos os aparelhos eletrónicos do quarto, mantenha a temperatura do quarto agradável e vista uma roupa confortável.

Use sempre protetor solar na zona dos olhos para evitar os estragos e enfraquecimento da pele devido à má exposição aos raios solares.

Faça uma alimentação cuidada e saudável, evite alimentos fritos, salgados, embalados ou fumados, opte por versões integrais e coma muita fruta e legumes.

O sal é um dos maiores inimigos do nosso organismo, evite alimentos salgados porque são uma das principais causas da retenção de líquidos que podem originar as orelhas.

Beba muita água, é importante manter a pele e o corpo hidratados. Deve beber cerca de 2 litros por dia.

Nunca durma com maquiagem, retire sempre os excessos antes de dormir e aplique cremes ricos em vitaminas K.

olheiras

Dicas caseiras para combater as olheiras

Pode atenuar as olheiras com alguns ingredientes bastante simples como o pepino, a batata e o tomate, são alimentos que possuem propriedades que ajudam a combater este problema.

Batata

Corte a batata crua em fatias não muito finas, coloque algum tempo na geladeira até ficarem bem fresca, coloque-as nos olhos e deixe atuar cerca de 15 minutos. A batata ajuda a eliminar a inflamação da zona ao redor dos olhos.

Pepino

Corte algumas fatias de pepino e deixe esfriar na geladeira, quando tiverem bem frescas coloque uma em cada olho e deixe atuar 30 minutos, vá trocando as rodelas para as manter sempre frescas. O pepino possui propriedades anti inflamatórias que ajudam a combater as olheiras.

Tomate

Misture uma colher de chá de suco de tomate com uma colher de chá de suco de limão, aplique uma camada fina sobre as olheiras e deixe atuar 10 minutos. Retire com água fria. Esta mistura ajuda a clarear a pele.

Autor:

Sou Licencidada em Ensino Básico e apaixonada por Moda e Beleza.