Como organizar uma TO DO LIST eficiente

Como organizar uma TO DO LIST eficiente

Fonte: www.lifehack.org

Você se sente sempre sobrecarregado de tarefas a fazer, seja no trabalho ou na vida particular? Hoje em dia, todos nós temos tantas responsabilidades que o dia deveria ter mais 24 horas…E conseguir se lembrar – e cumprir!- todas as tarefas é extremamente difícil se você não se organizar.

As listas conhecidas como “to do”, ou “para fazer” são uma grande ajuda, mas é preciso saber o que colocar nelas e como dividir as tarefas ao longo do dia e das semanas. Veja as dicas a seguir:

– Para sua lista começar, liste todas as tarefas que forem surgindo na sua cabeça, sem se preocupar em separar por categorias. Apenas escreva tudo para não esquecer de nada. Pode ser tanto “buscar as crianças na escola” como “reunião da diretoria” ou “comprar um presente para minha esposa”.

– Depois, separe pelas categorias “prioridade”, “urgente”, “menos urgente”. Lembre-se que “prioridade” é um nível superior ao “urgente”. Se a sua lista ficar com muito mais “prioridade” do que as outras categorias, reavalie a real importância e urgência de cada tarefa.

– Agora, refaça a lista dividindo cada tarefa pelas categorias e colocando nos primeiros itens o que leva menos tempo para ser feito. Quando você começa realizando tarefas rápidas, o ânimo para continuar aumenta!

– Se, ao longo de alguns dias, você perceber que algumas tarefas da categoria “menos urgente” continuam lá por “falta de tempo” de realizá-las, aumente a prioridade delas para que você inclua no seu dia-a-dia. Às vezes é alguma tarefa rápida de fazer, mas você não realiza porque é “menos urgente” e vai deixando pra depois…

– Se no fim do dia você não conseguir realizar tudo aquilo que tinha programado, repasse essas tarefas para as primeiras do dia seguinte. Se não for assim, suas listas só deixarão você mais estressado ainda, se acumulando sem parar, e a função delas é o oposto: aliviar sua tensão de ficar tentando lembrar o que precisa fazer.

– Você pode passar para uma agenda as tarefas que você perceber que são rotineiras, ou pelo menos, acontecem mais de uma vez por semana. E, se preferir reunir todas as tarefas em um mesmo lugar, vá passando para a agenda a lista diária de tarefas também, ao invés de ficar com um pedaço de papel solto. Assim, ao abrir a sua agenda do dia, terão as tarefas de rotina e as que são específicas para aquele dia. Você se programa com mais facilidade desta forma.

– Você pode utilizar a agenda de seu correio eletrônico ou pesquisar em sites de download algum aplicativo freeware que facilite a construção, execução de tarefas e controle de sua lista.

– Lembre-se que a rapidez de realizar essas tarefas é o objetivo principal da lista, por isso, comprometa-se e seja disciplinado: é um prazer riscar cada uma das tarefas ao longo do dia!

Como organizar uma TO DO LIST eficiente

Fonte: www.difusaoseletiva.com

– Se você estiver em algum lugar ou em um momento em que não pode escrever uma tarefa que acabou de lembrar (dirigindo ou sem a sua lista por perto, por exemplo), use algum recurso para não esquecer o que é e acrescentar à lista quando puder: escreva em um post-it, grave no celular ou anote no guardanapo mais à mão. Só não confie na sua memória, ela adora pregar peças na gente!

Prepare-se para ter uma vida muito mais organizada e, principalmente, mais produtiva, com a sua “to do list”! Boa sorte!

Como organizar uma TO DO LIST eficienteAutora: Daniella Marcolini – Colunista do Espaço Mulher

Contacto via e-mail

1