Como organizar senhas

Como organizar senhas

Fonte: www.rs-free-download.com

É difícil conseguir decorar todos os números e caracteres das diversas senhas que temos de contas bancárias, e-mail pessoal e do trabalho, sites de relacionamento, entre outros. Ainda mais quando especialistas em segurança da informação dizem que não devemos usar a mesma senha para tudo. Uma pesquisa recente avaliou que um usuário comum de computador possui mais de 6 senhas e digita, em média, 8 senhas por dia! Algumas dicas podem facilitar a administração de tantas letras e números na nossa vida:

– Para aumentar a segurança da senha, o ideal é que ela possua uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. E com, pelo menos, oito caracteres! Como é quase impossível decorar isso tudo, você pode anotar suas senhas em um caderno ou cartões separados (um para cada site, e-mail, banco etc.) e guardá-los em uma gaveta ou caixa trancada, em casa ou no trabalho.

Como organizar senhas

Fonte: www. thepcsecurity.com

Continuar a Ler...

– A tecnologia também pode ser uma grande aliada no armazenamento das senhas: você pode salvá-las em uma unidade USB portátil e carregá-la com você. Já existem USBs com reconhecimento de impressão digital, ou seja, só você irá abrir seu conteúdo – e também já inventaram as que possuem criptografia própria!

– Outra opção mais prática – e barata – são os programas de proteção de arquivos pessoais: são gratuitos, basta baixar da internet, e protegem não só as USBs, mas também arquivos do seu notebook ou computador de mesa. Esses programas mantêm uma base de dados protegida de senhas e também as gerencia: captura senhas já existentes, gera senhas fortes, etc.

– Se você mantém o hábito seguro de alterar com frequência suas senhas e prefere guardá-las escritas em papel, escreva com lápis para apagar e reescrever. Colocar a data em que a senha foi alterada também é importante para controlar o tempo em que ficará usando cada uma.

– Só você poderá avaliar o risco de deixar as senhas escritas em um papel ou no computador ou apenas guardá-las na memória. Se a sua memória funciona bem, aproveite!

Como organizar senhas

Fonte: www. keyghost.com

– Lembre-se de manter um backup das senhas, tanto as escritas no papel quanto as salvas em USB ou no computador: sempre em locais seguros e que só você tenha acesso!

Não é difícil manter organizadas todas as senhas que possuímos, basta encontrar um método que funcione para você! Boa sorte!

Como organizar senhasAutora: Daniella Marcolini – Colunista do Espaço Mulher

Contacto via e-mail

Compartilhar Artigo ;)

Como organizar senhas