Como organizar livros e revistas

Como organizar livros e revistas

fonte: www.thehaystackneedleonline.com

Os livros ampliam nosso conhecimento, abrem nossa mente e enriquecem nosso espírito, nos fazem viajar por lugares que nunca estivemos. E, para quem tem o hábito da leitura, encontrar espaço em casa para guardar tanta riqueza pode ser um desafio.

Alguns privilegiados podem ter um quarto grande transformado em sala de leitura, com prateleiras do teto ao chão, repletas de livros catalogados e organizados como em uma biblioteca.

Mas, para pessoas como eu e você, o jeito é se adaptar ao espaço disponível. Veja as dicas que podem resolver este problema:

– Antes de começar, saiba que não é uma tarefa rápida, principalmente se você tiver muitos livros. Então, programe-se para se dedicar 1 ou 2 horas por dia até terminar tudo.

– Junte todos os livros da casa no chão e faça uma seleção rigorosa: separe o que você pode doar e o que você quer guardar. Pense no motivo pelo qual você tem cada livro: você pretende relê-lo ou é apenas para encher a prateleira? Se for emprestado, devolva ao dono. Se as suas crianças cresceram, doe os livros escolares para uma escola, uma loja de livros usados ou biblioteca. Mas atenção: os livros têm que estar em boas condições; se estiverem rasgados ou mofados, uma opção é levar para a reciclagem.
– Verifique se não tem nenhum marcador ou outro papel dentro dos livros antes de se desfazer deles. Certifique-se dos critérios necessários para a reciclagem de livros, pois a cola existente nas capas duras impede o processo.
– Separe os livros que quer guardar e precisam de reparos. Depois você decide se é melhor comprar um outro exemplar ou reparar o estrago existente.
– Se você tem algum livro que acha valioso (como coleções raras) e não quer mais mantê-lo, procure na Internet se existem interessados em comprá-lo. Você pode ganhar um valor considerável por ele.
– Os livros podem ser guardados de acordo com cada cômodo da casa. Por exemplo, livros de culinária em um armário ou bancada da cozinha (longe da pia para não molhar!), livros infantis no quarto das crianças, dicionários, livros escolares, de gramática e de idiomas no escritório e assim por diante.
– Escolha a melhor maneira de organizar a sua coleção: pode ser por tamanho, por tema, por cores, por nome do autor etc. A melhor é aquela onde você e sua família saberão onde encontrar o que procuram.
– Você pode organizar os livros na horizontal ou na vertical, com a lombada sempre para frente para o título ficar visível. Coloque-os em diversas prateleiras pela casa ou reúna todos em um só móvel, como em uma cristaleira, por exemplo. Use a criatividade, os livros podem e devem fazer parte da decoração!

Como organizar livros e revistas

fonte: http://creativeorganizing.typepad.com

– Coloque livros grandes e pesados, como os de culinária ou os de fotos, em um local baixo para não correr o risco de cair na cabeça de alguém.
– Evite colar etiquetas ou adesivos em livros, talvez um dia você decida doá-lo e o futuro dono poderá rasgá-lo ao tentar retirá-la.
– Para organizar revistas, o processo de separar o que vai doar e o que fica é o mesmo dos livros. Avalie a necessidade de manter as assinaturas que possui, você consegue ler todas elas antes de receber o próximo número?
– A forma mais prática de organizar as revistas é em revisteiros. Você pode escolher modelos que combinem com a decoração da sua casa, existem os de palha, de inox, de plástico, até arquivos como os da foto podem ser úteis e cabem dentro de armários ou em prateleiras.
– Depois de ler uma revista, recorte o que mais interessa a você e jogue-a fora. Você pode manter pastas para os recortes, de acordo com os temas do seu interesse: uma pasta para recortes sobre decoração, outra para os de culinária etc. Ocupa menos espaço do que vários exemplares e você encontra com mais facilidade o que precisa.

Depois de tudo organizado, você passará a ter mais prazer ainda com a leitura! Boa sorte!

Como organizar livros e revistasAutora: Daniella Marcolini – Colunista do Espaço Mulher

Contacto via e-mail

Compartilhar Artigo ;)

Como organizar livros e revistas