Como organizar jóias e bijuterias

Como organizar jóias e bijuterias

Fonte: www.marthastewart.com

Qual mulher não tem o desafio de encontrar suas jóias e bijuterias favoritas no meio de tantos colares, brincos e anéis? E aquele nó que vai se formando com os colares que ficam misturados e faz você perder minutos valiosos tentando desfazê-lo? Com estas dicas práticas, você terá prazer em usar tudo o que possui sem perder tempo procurando brincos pela casa.

– Faça um levantamento bastante crítico de todas as peças: elimine as que fizeram sucesso na década passada, aquelas que nunca usou e os brincos que ficaram sem par. Brechós são ótimos lugares para você vendê-las ou doá-las, procure o mais perto da sua casa.

– Separe as peças que você quer manter mas precisam de reparos e planeje-se para levá-las ao joalheiro. Limpe todas as peças, principalmente aquelas que ficaram escuras com o tempo: as de prata vão parecer novas ficando de molho em água fervente com pedacinhos de sabão de coco. Espere até elas clarearem e passe um pano para secá-las.

– Agora é a parte principal: como guardá-las? Avalie onde você quer guardar suas peças, pois para cada espaço existe um determinado recurso. Veja a seguir:

Como organizar jóias e bijuterias

Fonte: www.theclosetbee.com

– Se você tem uma cômoda e quer deixá-las todas à vista na parte de cima, as caixinhas são o ideal. Existem modelos super charmosos! São diversos porta jóias com compartimentos específicos para os colares, os pares de brincos, as pulseiras e os anéis. Outra opção é guardar cada tipo de peça em um potinho ou caixinha: uma caixinha só para os anéis, outra só para os brincos mais usados, outra para os brincos de festa etc. Cuidado com os modelos que possuem tantos compartimentos que você nem vai se lembrar onde está o que precisa.

– Se suas gavetas têm aquelas bandejas com divisórias forradas com veludo, não tenha dúvida: é o melhor lugar para sua bijuteria ou jóia! Ali elas ficam protegidas da poeira e da umidade, além de ficarem visualmente fáceis de achar.

Como organizar jóias e bijuterias

Fonte: www.ohbrooke.com

– Se você preferir guardar tudo dentro do armário, utilize ganchos e caixinhas transparentes, como as de acrílico, para cada peça. Uma opção criativa é utilizar formas de gelo para guardar as peças pequenas, como brincos e anéis.

– Seja qual for o local, o importante é pendurar os colares para que eles não fiquem embaralhados formando nós. Bustos e árvores decorativas com ganchos são fáceis de encontrar nas lojas e ainda podem combinar com o estilo da decoração do seu quarto. Para quem não tem muito espaço, pendurá-los em diversos ganchos na parte de dentro da porta do armário é a solução.

– Você escolhe o critério de organização que preferir: as peças usadas no dia-a-dia podem ficar mais acessíveis do que as usadas para noite e festas, ou também podem ser organizadas por cores ou por estilo.

– As jóias valiosas devem ficar guardadas em um cofre na sua casa ou em um banco, de preferência com seguro em caso de perda ou roubo. Mantenha-as em suas caixas originais: elas impedem que a peça se arranhe com outras e a mantém nova por mais tempo. Cole uma etiqueta descrevendo a peça do lado de fora das caixas para não precisar abrir tudo quando estiver procurando aquele colar especial para uma festa.

– Vale a pena comprar um bom estojo de jóias para viagens, com compartimentos para as peças. Assim, você não corre o risco de perdê-las no quarto de hotel e ainda as protege do clima e da poeira.

– Para não precisar chorar de desespero quando os pequenos brincos ou anéis caírem na pia e descerem pelo ralo, compre um protetor de ralos, que deixa somente a água passar. Você vai se agradecer para sempre!

– Para manter a nova organização, dê uma olhada criteriosa periodicamente. Aquilo que você não ama mais pode ser um excelente presente.

Com essas dicas, suas bijuterias e jóias vão brilhar ainda mais!

Como organizar jóias e bijuteriasAutora: Daniella Marcolini – Colunista do Espaço Mulher

Contacto via e-mail