Como organizar arquivos no computador

Como organizar arquivos no computador

Fonte: www. paulahill.com

Organizar seus arquivos no computador pode ser um grande desafio se você é daqueles que possuem arquivos espalhados por diversos lugares. Mas só de pensar que, no futuro, você pode encontrar qualquer arquivo que quiser em segundos, vale o tempo que você irá levar para organizar tudo. Veja as seguintes dicas:

– Dê uma pesquisada geral por todo o computador e reúna todos os arquivos na pasta “Meus Documentos” do Windows ou, se preferir, numa pasta transitória no CD ou pen drive. O ideal é manter os arquivos separados dos programas instalados.

– Se alguns arquivos não estiverem nomeados ou se o nome deixar dúvidas sobre o conteúdo, abra, veja o que é e renomeie-o. O nome ideal deve ser curto e associado imediatamente ao seu conteúdo. Este também é o momento para excluir o que você não irá mais usar.

– Depois de tudo nomeado, crie pastas de categorias principais, como por exemplo: finanças, carro, aluguel, fotos e assim por diante. Estas categorias devem ser o assunto em comum de vários arquivos. “Diversos” ou “Assuntos Gerais” não devem ser usados, são pastas que dão até medo de abrir: reúnem todos os tipos de arquivo, até aqueles que você nem sabia que tinha.

– Mova os arquivos para a sua pasta correspondente: todos os arquivos referentes a finanças vão para a pasta finanças e assim por diante. Tente manter o mesmo sistema de classificação dos seus arquivos de material impresso.

– Agora é a vez de criar as subpastas: dentro de cada categoria, crie subpastas específicas para ficar mais fácil de encontrar um dentre vários arquivos. Uma pasta pode ser “finanças da família”, outra, “despesas da casa” etc. Mas analise se realmente é necessário essa subpasta: se você tiver poucos arquivos na categoria principal, não faz sentido criar uma pasta para guardar 2 ou 3 arquivos.

Como organizar arquivos no computador

Fonte: www.microsoft.com

– As pastas e subpastas ficarão organizadas em ordem alfabética automaticamente, mas você pode utilizar alguns recursos para deixar aquelas que você mais usa no topo: antes do nome que você deu à pasta, coloque a letra “a”, “aa”, “aaa” ou o nº “1”, “2”, “3”. A que você menos usa, pode começar com “z”, por exemplo.
– Você pode classificar cada pasta de acordo com suas necessidades: por data, para encontrar a mais recente primeiro, ou por tipo, para deixar todos os documentos do Word juntos, por exemplo.

– Resista à tentação de salvar tudo no desktop: deixe lá somente os atalhos de programas que você utiliza com freqüência e o(s) arquivo(s) que você está trabalhando no momento. Assim que acabar de usá-los, salve na pasta e subpasta correspondente.

– Para não sobrecarregar a memória do seu computador, vá passando para um CD ou pen drive os “arquivos mortos”, ou seja, aqueles que você precisa manter, mas não está mais utilizando.

Uma dica muito valiosa: faça backup dos seus arquivos frequentemente! Não confie na sorte, seu computador também tem dias de mau humor e pode perder todo o seu trabalho. Boa sorte!

Como organizar arquivos no computadorAutora: Daniella Marcolini – Colunista do Espaço Mulher

Contacto via e-mail

1