Como organizar a papelada da casa?

Quem nunca se viu procurando em um monte de papéis a declaração do imposto de renda do ano passado para enviar ao contador? Ou rezando para encontrar a conta de luz que vence hoje?

Esses problemas estressam qualquer pessoa e ainda nos fazem desperdiçar dinheiro por pagar contas com atraso. Para acabar com esse pesadelo, basta um pouco de tempo e organização, nada mais!

Como organizar a papelada da casa?

Fonte: www.marthastewart.com

Como organizar a papelada da casa?

Fonte: www.marthastewart.com

Continuar a Ler...

– Essa parte da casa é uma das mais difíceis de organizar porque criamos um sentimento de dependência com alguns papéis, mesmo que eles não sejam mais necessários. Pense que, se você puder obter a mesma informação que consta no papel na Internet, jogue-o fora sem pensar 2 vezes!

– Se o espaço que você tem é uma mesa com computador, invista em um bom gaveteiro embaixo da mesa para arquivar os documentos e guardar o material de escritório cheio de miudezas como grampeador, calculadora, clipes de papel, canetas, lápis, tesouras, post-it, cadernos e blocos. Se não tiver uma mesa, pode utilizar algumas prateleiras de um armário ou instalar prateleiras na parede do quarto de hóspedes, por exemplo.

– Você pode organizar os papéis da seguinte forma: tenha uma pasta sanfonada ou um arquivo suspenso para as contas mensais. Essa pasta ou arquivo deve ficar em um local de fácil acesso pois você irá mexer sempre. Os documentos que devemos guardar, mas não precisamos sempre, como certidões, documentos bancários e de seguros, declarações do imposto de renda, contrato de aluguel, entre outros, podem ficar em pastas separadas ou também em uma pasta sanfonada, mas em um local mais reservado. Lembre-se de etiquetar cada pasta ou arquivo.

– Tenha uma pasta “Contas a Pagar”, para guardar as contas conforme elas forem chegando. Se você paga todas de uma única vez, fica fácil achá-las no dia do pagamento. Se você paga no dia do vencimento de cada uma, anote em uma agenda os dias de cada conta e também ficará fácil achar a que vence naquele dia. Depois de paga, cada conta deverá ir para a pasta das contas mensais, com o comprovante de pagamento anexado.

– Existem arquivos e pastas de diversos tamanhos e cores nas papelarias, compre o suficiente para guardar tudo e também deixe algumas pastas e utensílios extras para quando precisar. Quando acabar a fita adesiva ou a cola, anote na lista de compras que mantém na porta da geladeira e, antes de ir ao supermercado, passe na papelaria. Compre objetos de cores alegres e terá uma área cheia de estilo na sua casa!

– Um dilema nas casas com crianças é: onde guardar os desenhos que eles fazem? Uma maneira criativa é fazer uma parede do quarto deles como “exposição” dos desenhos mais recentes. Cole-os com fita dupla face nas paredes e vá renovando a cada semana ou quinzenalmente. Ou então, prenda um barbante de um lado ao outro do quarto, em paredes opostas, e faça um “varal” de desenhos, com pregadores de roupa coloridos segurando-os no barbante. Quando novos desenhos chegarem, veja junto com a criança o que será guardado e o que pode ser jogado fora. Os que ficaram podem ser guardados em uma pasta bem grossa. Tenha uma pasta para cada criança e, a cada 6 meses, veja se ela concorda em jogar os mais antigos fora.

– Para manter a papelada organizada, basta levar o documento para seu devido lugar assim que abri-lo. Por exemplo, se a conta de telefone chegou, guarde-a na pasta “Contas a Pagar”. Se recebeu uma propaganda que não lhe interessa, rasgue e jogue no lixo. Isso não leva mais de 2 minutos e você evita que a pilha de papéis comece de novo.

– Resista à tentação: pasta “Arquivar” é um convite ao caos! Essa pasta é aquela em que você vai colocando vários papéis para quando tiver tempo de guardar cada um, certo? Pois a verdade é que você nunca vai ter tempo para isso e a pasta vai aumentando de tamanho a cada dia. O tempo que você leva para colocar o documento nesta pasta é o mesmo que você levará para guardar na pasta onde ele realmente pertence!

Com a papelada em ordem, você vai perceber que seu dia ficará muito mais produtivo e menos estressante. Boa sorte!

Como organizar a papelada da casa?Autora: Daniella Marcolini – Colunista do Espaço Mulher

Contacto via e-mail

Compartilhar Artigo ;)

Como organizar a papelada da casa?