Como organizar a despensa

Como organizar a despensa

Fonte: http://junkgardengirl.blogspot.com

Provavelmente algum de vocês já chegou em casa depois do trabalho, querendo apenas jantar e descansar e, ao abrir a despensa, tinha apenas uma lata de ervilhas vencida… Não tem nada mais frustrante, certo? Por isso, ter a despensa organizada ajuda a manter um estoque mínimo de alimentos em casa e a não desperdiçar o que já venceu. Poupe dinheiro e não tenha mais surpresas desagradáveis na cozinha com as dicas abaixo:

– Junte em uma mesa ou bancada tudo o que tiver guardado na despensa – lembre-se de procurar também nos demais armários da cozinha e da área de serviço. Quase sempre encontramos algum produto guardado e esquecido no lugar errado.

– Escolha um só armário ou prateleiras próximas para concentrar todo o estoque de alimentos e bebidas que possui. Se você for guardar tudo espalhado por vários armários, fica mais difícil manter o controle do que tem e lembrar onde guardou cada item.

– Faça uma boa limpeza no local onde guardará o estoque. Manter tudo limpo é fundamental para não aparecerem insetos.

– Veja cada produto que possui e jogue fora tudo o que passou do vencimento. Analise se irá consumir os que estiverem próximos de vencer, senão, jogue fora também.

– Reúna os produtos da mesma categoria e tente organizá-los todos juntos, na mesma prateleira. Por exemplo, todos os enlatados ficam juntos, assim como as massas, os temperos etc.

– Deixe os produtos que usa com mais frequência em uma prateleira de fácil acesso. O ideal é organizar os produtos iguais enfileirados, um atrás do outro, deixando na frente os que vencem antes. Assim, você verá rapidamente o que já está acabando e precisa repor.

– Os produtos mais pesados – como latas, garrafas e caixas de leite – devem ficar nas prateleiras mais baixas.

Como organizar a despensa

Fonte: http://therecipegirl.blogspot.com

– Os saquinhos de sucos em pó, chás, sopas instantâneas e gelatinas podem ficar guardados em uma caixinha ou cesta para não se espalharem pela prateleira.

– Os alimentos que não são utilizados de uma só vez – como arroz, feijão, sal, açúcar, macarrão, farinha, entre outros – ficam mais bem conservados se guardados em potes hermeticamente fechados. Assim que abrir uma dessas embalagens, utilize a quantidade que precisar e guarde o que restou no pote. Prefira os potes transparentes, para não precisar abrir e ver se está acabando. Lembre-se de colar uma etiqueta com a data de validade.

Como organizar a despensa

Fonte: http://journal.drfaulken.com

– Existem produtos organizadores para a despensa que, além de manter tudo em ordem, aproveitam melhor o espaço disponível. Os aramados para colocar latas são um ótimo exemplo.

– Conforme for guardando, vá anotando os itens que estão acabando ou já não têm mais. Deixe um bloco e um lápis dentro do armário e habitue-se a anotar o produto que estiver acabando e levar a lista ao supermercado. Você irá sentir uma enorme economia no final do mês.

– O material de limpeza deve ficar guardado em local separado dos alimentos e bebidas. E longe do alcance de crianças e animais domésticos!

Depois de organizar a despensa, chegar em casa vai ser um prazer todas as noites!

Como organizar a despensaAutora: Daniella Marcolini – Colunista do Espaço Mulher

Contacto via e-mail