Como evitar a roupa manche na máquina

Não há nada pior que abrir a porta da máquina de lavar roupa e ter a roupa toda da mesma cor. Já aconteceu a quase toda a gente abrir a máquina de lavar roupa e ver que algum tecido soltou tinta e manchou outra.

O pior é que isso só acontece quando temos aquela roupa preferida e lavar, felizmente, quase sempre é possível salvar a maioria das peças de roupa.

Como evitar a roupa manche na máquina

Cuidados com a lavagem de roupa na máquina

O primeiro passo é ler muito bem a etiqueta da roupa, esteja atenta às indicações de lavagem, como a temperatura e a melhor forma de lavar.

Teste o tecido de roupas que nunca colocou na máquina, basta molhar um pequeno pedaço da peça, colocar um pano branco e passar o ferro quente, se o pano branco manchar existe uma grande probabilidade de soltar tinta na máquina, nestes casos lave à mão.

Separe as roupas por cor, é preciso um pouco de organização mas tente lavar em separado os brancos, os pretos e as cores coloridas, pelo menos sempre que colocar algo novo a lavar.

As roupas que usa normalmente não precisam de uma lavagem intensa, prefira programas mais curtos e a temperaturas baixas.
Use produtos para a máquina de qualidade e adequados, deve seguir a indicação das dosagens, excesso de produto pode danificar e manchar as roupas.

Um truque muito usado pelas nossas avós era colocar a roupa de cor nova 1 hora em sal antes de a colocar na máquina de lavar.

Como tirar manchas da roupa manchada na máquina

Se aconteceu o pior cenário e tem a roupa toda rosa ou amarela, existem alguns truques que podem salvar a sua roupa, o mais importante é não deixar a roupa manchada secar, deve tentar tirar as manchas enquanto a roupa ainda está molhada.

Coloque a roupa manchada em água com um pouco de sabão em pó, numa panela, deixe ferver e depois lave normalmente.

Compartilhar Artigo ;)

Como evitar a roupa manche na máquina