Como deixar de roer as unhas

Algumas pessoas têm o mau hábito de roer as unhas, a maioria das vezes este vício começa na infância, nos casos mais graves as pessoas chegam a roer a pele à volta até sangrar, este acto é designado pelos médicos de onicofagia.

Para além do aspeto inestético porque a unha fica com um aspeto feio, este problema pode trazer consequências a nível de saúde, as unhas são uma fonte de bactérias e vírus e quando as roí são transferidos para a boca podendo dar origem a infecções.

As pessoas tendem a roer as unhas em momentos de grande ansiedade e stress.

Como deixar de roer as unhas

Dicas para deixar de roer as unhas

Existem à venda em farmácia vários produtos próprios para aplicar nas unhas, como pomadas e vernizes com um sabor amargo para impedir que as pessoas roam as unhas. Pode ainda aplicar nas unhas pimenta ou piripiri para tentar evitar roer as unhas.

Para as mulheres uma solução, que resulta em muitos casos, é fazer unhas de gel, ter as unhas bonitas e bem tratadas pode impedir que as roía para não as estragar.

Outra solução é óleo de rícino morno durante 20 minutos.

Em situações de mais stress, uma solução é manter a boca ocupada com algo, para não engordar a comer alimentos calóricos opte por mascar uma pastilha, ou comer uma cenoura.

Mantenha-se ocupada, estudos revelam que a maioria das pessoas roí mais as unhas quando estão sentadas a ver televisão.

Converse com a sua família e amigos, revele o seu desejo de parar de roer as unhas e peça para que a chamem à atenção sempre que o fizer à sua frente. Não tenha vergonha de pedir ajuda, vai ver que vai ter todo o seu apoio.

Para que as unhas cresçam bonitas e saudáveis como alimentos ricos em cálcio e magnésio, estes nutrientes ajudam as unhas a crescer mais rapidamente.