Cólica na Gravidez: Causas

As cólicas são um problema que afeta muitas grávidas, especialmente no início da gravidez, neste caso as cólicas são um dos primeiros sintomas que a mulher sente.

A principal razão para sentir cólicas durante a gravidez é mesmo o bebé e o espaço e peso que ele ocupa, carregar um bebé pressiona os músculos, ligamentos, veias e os outros tecidos internos do seu corpo, que podem provocar algum desconforto.

A maioria das cólicas na gravidez melhora bastante quando a mulher descansa ou muda de posição.

Causas para as cólicas na gravidez

Uma das principais causas para o aparecimento das cólicas na gravidez é uma má alimentação que pode provocar flatulência e gases, opte por alimentação saudável e equilibrada, evite comer comidas muito pesadas, de difícil digestão, evite bebidas gasosas e evite falar enquanto mastiga para evitar a entrada de ar.

Entre os alimentos que deve evitar encontram-se o feijão, ovo, repolho, cebola, brócolos, grão-de-bico, frituras, ervilhas e produtos lácteos.

As infecções urinárias também podem provocar cólicas, neste caso é importante estar atenta a outros sintomas como ardor a urinar, comichão e corrimento, as infecções na gravidez podem e devem tratadas com medicação.

Entre outras causas par as cólicas encontramos intoxicação alimentar, apendicite, pedras nos rins e cálculos biliares.

Cólica na Gravidez: Causas

O que fazer para evitar as cólicas na gravidez

Tente relaxar, procure uma posição confortável para descansar, na maioria das vezes o descanso alivia muito os sintomas.

Evite fazer esforços físicos, evite pegar em objectos pesados.

Faça uma alimentação saudável e evite os alimentos que podem desencadear má digestão e gases.

Beba bastante água ao longo do dia, a água é essencial para manter uma boa hidratação e o bom funcionamento do organismo, as bebidas com gás devem ser evitadas.

Quando acompanhada de outros sintomas como febre, vómitos e calafrios deve consultar sempre um médico.

Compartilhar Artigo ;)

Cólica na Gravidez: Causas