Chá de uxi amarelo

O uxi amarelo é uma árvore brasileira de grande porte, que possui diversas substâncias na sua casca com propriedades medicinais. O chá de uxi amarelo é assim um remédio caseiro bastante eficaz no tratamento de algumas doenças.

Neste artigo poderá conhecer as propriedades desta planta, as suas indicações, e ainda, como fazer chá de uxi amarelo.

São atribuídas ao uxi amarelo uma grande variedade de propriedades medicinais, que são úteis no tratamento de diversas doenças.

As propriedades atribuídas a esta planta incluem antioxidante, anti tumoral, anti inflamatória, antiviral, diurética, imunoestimulante, anti mutagénica, depurativa, regeneradora celular, entre outras.

Como vê, as propriedades que atribuem ao uxi amarelo são muitas e importantes, sendo a sua casca muito utilizada na indústria farmacêutica para o fabrico de medicamentos.

Tendo tantas e tão abrangentes propriedades, o uxi amarelo é assim utilizado em variadas situações. As doenças onde é mais comummente usado o chá de uxi amarelo são principalmente doenças relacionadas com o sistema reprodutor feminino.

Assim, o chá de uxi amarelo é normalmente utilizado em miomas, hemorragias, desequilíbrios menstruais, quistos e inflamações no útero.

Acredita-se também que o chá de uxi amarelo, combinado com o chá de unha de gato, tem um papel importante no tratamento de miomas, e consequentemente, no tratamento de infertilidade feminina em situações onde os miomas dificultem a fecundação.

Nestes casos, estes dois chás são tomados conjuntamente: o chá de uxi amarelo logo pela manhã, em jejum, e o chá de unha de gato no final da tarde, antes do jantar.

Chá de uxi amarelo

Como fazer chá de uxi amarelo

O chá de uxi amarelo é feito a partir de uma infusão da casca da planta. Para fazer este chá vai necessitar de uma colher de duas colheres de sopa de casca de uxi amarela e um litro de água.

Para aproveitar melhor a casca, pode triturá-la antes de a colocar na água. Coloque a casca na água e levante fervura.

Depois de estar a ferver, mantenha durante cinco minutos e desligue. Coe e deixe arrefecer. Depois de frio, o chá de uxi amarelo está pronto. Tome uma chávena duas vezes ao dia.